Quando se diz que a Beleza vem de dentro, não é ao acaso. Tanto a nossa pele, como o cabelo, são reflexo do estado de saúde geral, sendo as mudanças hormonais umas das principais responsáveis na mudança de aparência dos destes.
Não é novidade para muitas mulheres, sentirem o cabelo mais oleoso, baço e sem volume em períodos de maior stress e/ou ansiedade e, especialmente, durante o período menstrual.
E não, não é fruto da nossa cabeça, é uma questão fisiológica e hormonal, como explica o Dr. Carlos Portinha, Chief Clinical Officer da Insparya: "Está demonstrado que a menstruação e as mudanças hormonais afetam diretamente a aparência dos fios. Assim como a pele pode dar sinais do ciclo menstrual – com o aparecimento de alguma borbulha inoportuna – o cabelo também se ressente".
Porque temos o cabelo mais oleoso durante a menstruação?
As mudanças hormonais estão diretamente relacionadas com a produção de sebo e "esta aumenta especialmente entre os 15 e os 35 anos", acrescenta o especialista. O que se acentua consoante o dia do ciclo menstrual em que a mulher se encontre.
"Nos dias anteriores à ovulação, o cabelo tem uma aparência mais saudável, com mais volume e brilho, uma vez que o nível de estrogénios é mais alto. Em contrapartida, conforme se vai aproximando o período, os níveis de progesterona disparam, provocando um aumento da produção de sebo, que aumenta a oleosidade do couro cabeludo”, explica o Dr. Carlos Portinha.
Quando começa a menstruação, o nível de estrogénios baixa, sendo estes encarregados de controlar a produção de sebo e a ativação das glândulas sebáceas, automaticamente "o couro cabeludo torna-se mais sensível e oleoso”, segundo o médico. A isto acrescente o facto de perder volume, definição e vida.
Como podemos cuidar do cabelo durante estes períodos?
De forma a evitar o excesso de gordura, nos dias em que o cabelo se apresenta mais oleoso, o Dr. Carlos Portinha recomenda o uso de champôs anti-oleosidade. , especialmente se tiverem na sua fórmula óleo da árvore do chá, o famoso tea tree oil.
Este tem propriedades antifúngicas e antimicrobianas que ajudam a tratar a dermatite seborreica e, simultaneamente, hidratam o cabelo e o couro cabeludo, prevenindo também a acumulação de oleosidade em excesso.
Comentários