Maria Francisca de Bragança casou-se no passado sábado, 7 de outubro, com Duarte de Sousa Araújo Martins. Este foi um casamento muito esperado, levando milhares de pessoas a assistirem à cerimónia, quer pela televisão, redes sociais ou até mesmo presencialmente em Mafra. Afinal, não é todos os dias que Portugal tem a oportunidade de ver um casamento real. E, como sempre, foi a noiva que roubou todo o protagonismo, com um look muito simples e elegante, digno de uma princesa.
O hairstylist Miguel Garcia e a makeup artist Inês Abreu Lima foram os profissionais responsáveis por deixar a noiva ainda mais bonita. Desde a inspiração para o look, a preparação até aos produtos usados, a Miranda conta-lhe tudo.
Cabelo
Antes do grande dia, foram realizados 4 ensaios/testes onde a inspiração foi evoluindo. "A ideia inicial era algo parecido com o penteado da D. Isabel de Bragança, mas rapidamente a Francisca mostrou vontade de manter o seu risco ao meio e fazer a zona frontal muito clean, porque se sentia melhor na sua jovialidade e simplicidade", explica Miguel Garcia, profissional há mais de 40 anos e cabeleireiro de Isabel de Herédia há sete.
"A ideia foi manter o destaque do diadema, com as laterais a envolver o mesmo e, para isso, o diadema não foi colocado fechado como coroa, mas aberto, um pouco na diagonal. Assim permitia a saída do véu na zona alta da cabeça de uma forma elegante e envolvente com o penteado e o diadema".
No dia do casamento, "como o cabelo da Francisca tem uma densidade razoável, mas uma textura muito fina, houve necessidade de aplicar um texturizante forte nas raízes, fazer um brushing de levantamento de raízes, voltar a aplicar laca flexível nas raízes, para 'encorpar" o cabelo. Nos meios e pontas, houve necessidade de um texturizador para cabelos crespos para evitar cabelos finos no ar no penteado final".
Ao contrário do que é habitual, a construção do penteado começou primeiro pelo diadema, seguindo limpeza frontal dos cabelos e só no final a aplicação do enchimento na nuca. Nesse processo, além do ripado nas zonas específicas de segurança do diadema (3 zonas, 1 frontal e 2 laterais), na zona de aplicação do véu e na nuca onde tinha "um enchimento de cabelo natural", houve necessidade de aplicação de pó constructor para não deixar o véu encostar à nuca.
Para finalizar o penteado, foi aplicado laca de brilho para evitar cabelos finos soltos (que nas fotografias aparecem) e aplicação de laca forte.
Miguel Garcia:
- Hair Solution Miguel Garcia, em Benfica
- Hair Solution Martins e Miguel Garcia, junto ao Saldanha
- Instagram: @miguelgarciacab
Maquilhagem
"Quando conheci a Francisca percebi que a maquilhagem tinha de ser o espelho da sua essência: clássica e elegante com um toque moderno e claro, puxar pelo seu brilho natural. No fundo, realçar a Beleza que já tem", conta a maquilhadora Inês Abreu Lima.
Na preparação da pele, foi usada uma água micelar para peles sensíveis e, depois, para extrair este produto, uma água termal da Avène e uma bruma da Caudalie. Para finalizar aplicou-se um creme hidratante também para peles sensíveis.
"Os produtos utilizados foram maioritariamente em creme, para dar um ar fresco. Optámos por uma pele leve e fresca onde fizemos com que o brilho natural sobressaísse", explica. O destaque esteve nos olhos, onde deu um toque de intensidade e um brilho que puxasse pela sua cor.
Para os lábios, foi escolhido um nude dentro dos tons rosas, que lhe deu um toque elegante. "Para o segundo look da noite, o baile, optámos por tons mais intensos, castanhos e rosa velho, continuando sempre fieis à naturalidade e elegância da Francisca", conclui.
Inês Abreu Lima:
- Serviço ao domicílio
- Instagram: @beautycall.makeup
- Email: inesabreulima@gmail.com
Comentários