Se num homem são símbolo de charme e sensualidade, numa mulher o efeito é o contrário. E porquê? Não sabemos. A boa notícia é que longe vão os tempos em que os cabelos grisalhos eram sinal de desleixo.

Os cabelos brancos passaram de odiados a cool e muito graças a mulheres como Sharon Stone, Jamie Lee Curtis, Diane Keaton, Sarah Harris ou Isabel Marant. Mulheres confiantes, que provam que a Beleza está para além da cor do cabelo, está sobretudo na atitude. E atenção, não pense que são apenas as mulheres na casa dos 40 ou 50 anos: a atriz Sofia Ribeiro celebrou 35 anos em fevereiro, partilhando uma foto na sua conta de Instagram onde mostrou sem problemas os ditos brancos, com a legenda "P.S.: Vamos falar dos meus cabelos brancos?...". É ou não é boost de auto-estima e exemplo para todas as mulheres?

Quero assumir os cabelos brancos, e agora?

Antes de mais, tenha uma coisa em mente: é um processo que pode ser demorado. É necessário dar tempo ao cabelo para que este cresça e, com ele, os chamados brancos, o que lhe vai exigir foco e paciência. E vamos já avisar: não será a fase em que se sentirá mais bonita que nunca, mas é necessária para atingir o seu hair goal. Ponto número 1: "Tudo é mais fácil nos cabelos onde não existe coloração, pois basta deixá-lo crescer naturalmente, revelando gradualmente os brancos", explica o hairstylist Cláudio Pacheco, do Chiado Studio.

Alexandra Grant, Sarah Harris e Isabel Marant: os ícones de estilo que provam que o cabelo branco é imensamente cool
Alexandra Grant, Sarah Harris e Isabel Marant: os ícones de estilo que provam que o cabelo branco é imensamente cool
Ver artigo

Para quem tem coloração no cabelo, a história é outra. A especialista em coloração Filipa Martins diz haver dois caminhos no que toca a abraçar os brancos: "O método mais agressivo é simplesmente não colocar mais cor e deixar o cabelo natural aparecer", explica a hairstylist. Não nos esqueçamos de que esta transição pode ser brusca, em especial se a coloração for muito diferente da cor natural do cabelo, deixando a raiz marcada.

Da mesma opinião é Cláudio Pacheco, acrescentando ainda o segundo método: "Muito gradualmente, ir fazendo madeixas mais escuras ou mais claras, de forma a que não se note o crescimento. Estas vão criar a ilusão de dégradé de cor, de forma a que o cabelo cresça e fique grisalho". Este é também o processo preferido de Filipa, que explica ainda como gerir as madeixas conforme a cor do seu cabelo: "Em loiros, fazem-se madeixas bastante claras para simular os cabelos brancos. Este processo deve ser feito de três em três meses, até as madeixas se mesclarem com a cor natural da cliente, de forma gradual. Para cabelos mais escuros, o que prefiro fazer é trocar a coloração permanente por um tom sobre tom. Esta técnica permite fazer apenas um disfarce dos brancos e não a sua cobertura total. Assim, estes vão aparecendo gradualmente e não será um choque para a cliente".

Dicas de ouro... ou melhor, prata

O corte será o seu melhor amigo.  Cláudio Pacheco garante que o melhor truque é mesmo deixar de fazer cor. "Deixando passar uns seis meses, o melhor é fazer um corte curto, de forma a livrar-se do cabelo que ainda tem coloração", explica.

Cuidado redobrado e muita hidratação. Quem já tem uma boa percentagem de cabelos brancos, de certeza que já notou que estes fios são diferentes. "Os brancos nascem tendencialmente mais grossos, rebeldes e secos, do que o cabelo que nasce com pigmentação e, por isso, devemos ter uma maior atenção com os mesmos", esclarece Filipa Martins, acrescentando a necessidade de utilizar produtos específicos que atendam às novas necessidades dos seus fios capilares.

Cuidado com o sol. Os cabelos brancos têm tendência a amarelar e isso pode ser agravado pelo sol. Proteja o seu cabelo usando protetor solar capilar e acrescentando chapéus ou lenços. Filipa lembra ainda que "existem produtos específicos para retirar estes pigmentos do cabelo".