Se num homem são símbolo de charme e sensualidade, numa mulher o efeito é o contrário. E porquê? Não sabemos. A boa notícia é que longe vão os tempos em que os cabelos grisalhos eram sinal de desleixo. Os cabelos brancos passaram de odiados a cool  e muito graças a mulheres como Sharon Stone, Jamie Lee Curtis, Diane Keaton, Sarah Harris ou Isabel Marant. Mulheres confiantes que provam que a Beleza está para além da cor do cabelo, está sobretudo na atitude. E atenção, não pense que é uma questão apenas para as mulheres na casa dos 40 ou 50 anos, a atriz Sofia Ribeiro celebrou os seus 35 anos em fevereiro, partilhando uma foto na sua conta de Instagram onde mostrou sem problemas os ditos brancos, com a legenda "P.S.: Vamos falar dos meus cabelos brancos?...". É ou não é boost de auto-estima e exemplo para todas as mulheres?

Se a ideia de assumir os seus cabelos brancos já lhe passou várias vezes pela cabeça, garantimos que este é o momento certo para o fazer. Este período de confinamento é ideal para dar tempo, não só de se habituar à ideia, como para atingir o seu objetivo final, sem passar pelos olhares e perguntas indiscretas que podem dissuadi-la a voltar à estaca zero.

Quero assumir os cabelos brancos, e agora?

Antes de mais tenha uma coisa em mente: é um processo que pode ser demorado. É necessário dar tempo ao cabelo para que este cresça e com ele, os chamados brancos, o que lhe vai exigir foco e paciência. E vamos já avisar, não será a fase em que sentirá mais bonita que nunca, mas é necessária para atingir o seu hair goal. Ponto número um: "tudo é mais fácil nos cabelos onde não existe coloração, pois basta deixá-lo crescer naturalmente, revelando gradualmente os brancos", explica o hairstylist Cláudio Pacheco do Chiado Studio.

Alexandra Grant, Sarah Harris e Isabel Marant: os ícones de estilo que provam que o cabelo branco é imensamente cool
Alexandra Grant, Sarah Harris e Isabel Marant: os ícones de estilo que provam que o cabelo branco é imensamente cool
Ver artigo

Para quem já tem coloração no cabelo, a história é outra. A especialista em coloração Filipa Martins diz haver dois caminhos no que toca a abraçar os brancos. "O método mais agressivo é simplesmente não colocar mais cor e deixar o cabelo natural aparecer", explica a hairstylist. Não nos esqueçamos de que esta transição pode ser brusca, em especial se a coloração for muito diferente da cor natural do cabelo, deixando a raíz marcada.

Da mesma opinião é Cláudio Pacheco, acrescentando ainda o segundo método, "muito gradualmente, ir fazendo madeixas mais escuras ou mais claras, de forma a que não se note o crescimento. Estas vão criar a ilusão de degradê de cor, de forma a que o cabelo cresça e fique grisalho". Este é também o processo preferido de Filipa, que explica ainda como gerir as madeixas conforme a cor do seu cabelo. "Em loiros, fazem-se madeixas bastante claras para simular os cabelos brancos. Este processo deve ser feito de 3 em 3 meses até as madeixas se mesclarem com a cor natural da cliente, de forma gradual. Para cabelos mais escuros, o que prefiro fazer é trocar a coloração permanente por um tom sob tom. Esta técnica permite fazer apenas um disfarce dos brancos e não a sua cobertura total. Assim, estes vão aparecendo gradualmente e não será um choque para a cliente".

Dicas de ouro (ou melhor, prata) 

O corte será o seu melhor amigo.  Cláudio Pacheco garante que o melhor truque é mesmo deixar de fazer cor. "Deixando passar uns 6 meses, o melhor é fazer um corte curto de forma a livrar-se do cabelo que ainda tem coloração", explica.

Cuidado redobrado e muita hidratação. Quem já tem uma boa percentagem de cabelos brancos de certeza que já notou que estes fios são diferentes. "Os brancos nascem tendencialmente mais grossos, rebeldes e secos do que o cabelo que nasce com pigmentação, e por isso, devemos ter uma maior atenção com os mesmos", esclarece Filipa Martins, acrescentando a necessidade de utilizar produtos específicos que atendam às novas necessidades dos seus fios capilares.

Cuidado com o sol. Os cabelos brancos têm tendência a amarelar e isso pode ser agravado pelo sol. Proteja o seu cabelo usando protetor solar capilar e acrescentando os chapéus ou lenços. Filipa lembra ainda que "existem produtos específicos para retirar estes pigmentos do cabelo".

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda