Se nunca lhe aconteceu, de certeza que tem uma amiga ou conhecida que passou por este pesadelo: ficar com o cabelo verde depois de um mergulho na piscina. É nesse momento que o pânico se instala. "E agora?, tenho que cortar o cabelo?, pintar de escuro?", são tudo questões que nos saltam de imediato à cabeça. Na realidade é um problema muito comum entre as loiras, por isso, questionámos a hairstylist Sónia Silva para tirar todas as dúvidas sobre o tema. No final deste artigo ainda encontra as dicas da profissional para cuidar de um cabelo loiro no verão.

Antes de mais, por que razão os cabelos loiros ficam verdes depois da piscina?

"O cabelo pode ficar com o tom esverdeado pois a queratina presente nos fios de cabelo entra em contacto com o cobre, um elemento presente em alguns produtos químicos utilizados no tratamento da água da piscina. Assim sendo, quanto mais porosos estiverem os fios de cabelo, mais fácil o cobre penetra e atinge a estrutura deles, causando o cabelo verde", explica.

Afinal, dormir com o cabelo molhado faz mal? Uma hairstylist deu-nos a resposta
Afinal, dormir com o cabelo molhado faz mal? Uma hairstylist deu-nos a resposta
Ver artigo

É prejudicial para a saúde dos fios?

"O cloro e o tratamento que por vezes colocam na água da piscina, altera os fios de cabelo, principalmente a cor e se o cabelo estiver mais poroso, ainda pior, deixando-o mais seco e desidratado. O pH da água da piscina costuma ser mais alto, o que também influencia na abertura das cutículas dos fios e facilita o depósito do sulfato de cobre neles".

"Mas, temos sempre de pensar que quando vamos para a piscina podemos prevenir os danos,  colocar produtos de proteção e depois da utilização da piscina fazer uma recuperação com produtos lavantes , de nutrição/hidratação que possam rapidamente voltar a ter o cabelo mais saudável".

Acontece apenas a quem tem madeixas ou também a quem tem um loiro natural?

"Esse fenómeno é mais comum em cabelos com descoloração, pois está mais poroso, mas também acontece a cabelos naturais de uma forma muito mais leve", explica.

Qual é o tratamento?

"O tratamento correto para tirar o verde do cabelo é feito no salão de cabeleireiro. Podemos ter de fazer uma limpeza de tom, caso seja muito evidente. Existem alguns procedimentos mais caseiros, mas recomendo fazê-lo no salão sem             dúvida. Para prevenir este tipo de situações eu recomendo a gama Metal Detox, de L´Oréal Professionnel, que neutraliza os metais no cabelo".

É necessário cortar o cabelo curto para salvar os fios?

"Não. Fazemos tudo para recuperar o cabelo e nunca tive que ser tão radical e cortar o cabelo curto. Desde limpezas de tom, decapagem, descoloração suave, sempre com muita proteção, conseguimos resultados eficazes e sem danos no fio de cabelo".

É possível prevenir?

"Sim, é possível. Criando uma película no cabelo. Antes de mergulhar, molhe os fios,  aplique bastante leave-in misturado com óleo capilar, ou mascara reparadora, spray solares, desde a raiz. Assim, o cabelo não absorve a água da piscina e ao mesmo tempo ajuda na hidratação do cabelo".

Cuidados essenciais para um cabelo loiro no verão

Cuidados essenciais que prometem não só proteger como também reverter os danos causados:
  • Recomendo não fazer serviços técnicos muito agressivos antes das férias, pelo menos muito próximo;
  • Utilizar sempre produtos muito nutritivos;
  • Se tiver balayages, ou cabelo muito descolorado, ou até mesmo cor, pode fazer cauterizações, faz uma rápida recuperação capilar;
  • Usar Sprays capilares com filtro UV;
  • Uso de leave-in durante época balnear;
  • Intensificar a hidratação.
Já agora, fique a conhecer 8 protetores de cabelo para garantir fios saudáveis e bonitos durante o verão: