O cabelo acusa as pontas espigadas, os fios partem-se sem dar por ela e o comprimento já viu dias melhores. Nós sabemos: está pelos cabelos. Com a ida ao cabeleireiro fora de questão, só lhe resta salvar o que (ainda) pode ser salvo. Porque o conhecimento não ocupa lugar, falámos com quem percebe do quão é importante manter o couro cabeludo e os fios capilares de boa saúde. Os hairstylists Maria João Lourenço, Maria Lourenço Cabeleireiros com salão na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro e na Avenida de Roma em Lisboa, e na Avenida de Roma em Lisboa, Patrick Depaus, do salão Patrick na Avenida Liberdade em Lisboa, e Carlos Gago, do salão Ilidio Design em Lisboa, fizeram um apanhado das melhores dicas para cuidar do seu cabelo.

#Lavagem

Não se deve lavar o cabelo à noite, nem dormir com ele molhado. Maria João Lourenço diz que “todas estas práticas criam bactérias e fungos que podem prejudicar o cabelo e o couro cabeludo." A hairstylist também aconselha a que a lavagem deve ser feita pelo menos duas vezes por semana de forma  “a manter o cabelo limpo e saudável”, conclui.

#Hidratação

Nutrir o cabelo é o compromisso assumido não só dos condicionadores, mas também das máscaras. Para além de hidratarem, cuidam do couro cabeludo como nenhum outro produto. O cabeleireiro Carlos Gago dá-nos alguns conselhos de como se deve usar a máscara da forma correta. “Começar por aplicar na pontas sem esfregar. Pentear com um pente de dentes largos da ponta para o crescimento, e deixar de repouso por uns breves minutos. Depois, é só retirar com água. Se o cabelo for muito seco e grosso, deve colocar poupa água. Por outro lado, se for fino, aconselho a passar bastante água para a máscara não pesar no cabelo.”

#Corte

Questionados sobre se devemos ou não cortar o cabelo, a resposta foi unânime: um redondo “não”. “Por favor, não corte as pontas. O resultado é, raramente, fantástico”, afirma Patrick Depaus. Os mesmos conselhos vão para os cabelos das crianças. “Evite fazer dos seus filhos os ‘mártires das tesouras’, pois nem todas as mães ou pais são cabeleireiros. Eles podem, perfeitamente, sobreviver à falta de um corte”, completa.

#Coloração

No que diz respeito às tintas de cabelo, “deve evitar fazer coloração de supermercado, mas se for mesmo necessário, compre uma coloração suave”, diz Maria João Lourenço. Os sprays de supermercado também podem ser uns verdadeiros life saviors das suas raízes. Ao aplicar o produto, “não se esqueça de tirar o excesso com um lenço de papel ou algodão”, afirma Patrick Depaus, completando com o truque caseiro do limão: “se puser umas gotas de limão no cabelo, notará os fios a ficarem mais brilhantes e com reflexos mais claros. O efeito não é imediato, mas é certo.” Por outro lado, o styling também pode ser uma preciosa ajuda nestes momentos de aflição. Com um apanhado, seja ele um rabo de cavalo ou um coque, o segredo está em desviar a atenção.

#Styling

E por falar em styling, Carlos Gago acredita que antes de qualquer penteado, o brushing é essencial. “Primeiro, fazer uma ligeira pré-secagem. Se o cabelo for liso, utilizar um creme de alisamento e proceder à construção com uma escova larga, sem encostar o secador ao cabelo/escova. No cabelo ondulado, procede-se da mesma forma, mas em vez do creme de alisamento, aplica-se uma mousse para caracóis.” Depois de finalizado o brushing e de ter aplicado o sérum, coloque a imaginação in motion. “Ainda tem acessórios guardados? Use-os! São divertidos e uma grande ajuda para o visual. E porque não organizar hairdresser dates com os seus filhos?”, questiona Patrick Depaus.

E se ainda tem dúvidas de como cuidar do seu cabelo em casa, consulte o nosso artigo sobre as máscaras caseiras capilares ou o de penteados para fazer a si própria ou à criançada. Mas há mais. O hairstylist Carlos Gago para a ajudar nestes dias de isolamento social, está a partilhar tutoriais/vídeos na sua conta oficial de Instagram. 

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.