MULADHARA

Este é o primeiro chakra, a base da estrutura física do corpo, localizando-se na base da espinha, entre o ânus e os genitais. A palavra Muladhara é composta por duas palavras em sânscrito: 'Mula', que significa raiz, e 'Adhara', que significa base ou suporte.

Também chamado Chakra Raiz, o Muladhara está associado ao elemento Terra e ao sentido do cheiro. É representado por uma lótus de quatro pétalas e radia a cor vermelha.

Comida, água, abrigo e sobrevivência são as nossas necessidades básicas, e o foco principal do Muladhara é satisfazer estas necessidades básicas. Distúrbios alimentares, acumulação de bens materiais e dificuldade de desapego, ansiedade, pesadelos, resistência física e psíquica afetadas pela insegurança na vida, com a sensação de estar sem base, entre outros, são algumas das expressões negativas para a sobrevivência – reflexo de um desequilíbrio no chakra Muladhara.

Ao nível físico, o desequilíbrio do Muladhara pode manifestar-se em insuficiência supra-renal, varizes nas pernas, artrites e artroses.

O equilíbrio do Chakra Muladhara cria uma base sólida para equilibrar os restantes Chakras. A pessoa sente-se estável, confiante, com energia e força.

#AlmaYogi: mantras – o que são e por que os cantamos?
#AlmaYogi: mantras – o que são e por que os cantamos?
Ver artigo

Embora a meditação nos possa conectar a um plano espiritual superior, pode também ajudar a enraizar. A conexão com a energia universal traz-nos uma sensação de paz e estabilidade. Uma simples meditação focada em concentrar-te na ponta do nariz poderá ajudar a alinhar a raiz, criando a ligação ao órgão correspondente a este primeiro chakra, o olfato.

Outras formas de abrir o Muladhara são Asanas, Sons, Cores e Pedras Preciosas.

Os Asanas que nos enraízam ajudam a abrir e equilibrar o Muladhara. Exemplos:

  • Tadasana (postura da montanha)
  • Malasana (postura do agachamento)
  • Padmasana (posição de lótus)
  • e Vrkshasana (posição da árvore).

Chanting, mantras ou entoação de sons, também ajudam a restabelecer o equilíbrio. Os sons criam vibrações no corpo e estas vibrações ajudam as células a trabalhar para restabelecer o equilíbrio. O mantra que corresponde ao chakra da raiz é LAM.

Por fim, as cores e pedras preciosas. Sendo o Muladhara representado pela cor vermelha, todas as pedras com esta coloração serão benéficas, como a Granada, a Jaspe Vermelha ou a Heliotropo (“bloodstone”). Posiciona a pedra preciosa na zona do chakra, na posição deitada, para ajudar a abrir e equilibrar o Chakra da Raiz.

SVADISTHANA

Seguimos para o segundo chakra, o Svadisthana, ou chackra sacral, também conhecido como o chakra sexual e da criatividade. Localiza-se na região sacra, baixo-ventre, acima do osso púbico e abaixo do umbigo, e é representado por uma lótus com seis pétalas de cor laranja, e uma lua crescente branca ao centro, simbolizando o elemento Água.

A energia deste chakra é muito feminina, passiva e lunar. Podemos abrir este Chakra Sacral através de expressões criativas e honrando os nossos corpos.

Enquanto seres humanos, está na nossa essência criar, e isso pode manifestar-se na procriação mas não só. Quando cozinhamos ou fazemos jardinagem, por exemplo, estamos a criar. Quando encontramos soluções para um determinado problema, estamos a criar.

Quando este chakra está desalinhado, pode trazer instabilidade emocional, receio de mudanças, disfunção sexual, depressão ou vícios.

Em equilíbrio, ele manifesta-se em sensações de bem-estar, abundância, prazer e alegria.

#AlmaYogi: chakras, os 7 canais energéticos do corpo 
#AlmaYogi: chakras, os 7 canais energéticos do corpo 
Ver artigo

Voltar a brincar, como em crianças, pode ser uma das melhores formas de abrir o Chakra Sacral. Estar receptiva à criatividade no nosso dia-a-dia, ao não ter receio de errar, ajuda a equilibrar o Svadisthana. A respiração focada na narina esquerda, chamada Ida Nadi (relembramos os termos Ida e Pindala, do artigo anterior) ajuda a abrir o segundo chakra, uma vez que nos traz a energia lunar. Basta fechar a narina direita com os dois primeiros dedos da tua mão direita e inalar e exalar apenas pela narina esquerda, por 8 a 10 respirações.

Também aqui, há determinados Asanas, Sons, Cores e Pedras Preciosas que ajudam a equilibrar o Chakra Sacral.

Asanas que nos ajudam a abrir e alinhar o Svadisthana são, por exemplo, Baddha Konasana (postura da borboleta) dobrada para a frente ou Bhujangasana (postura da cobra). O mantra que corresponde à região sacral é o som VAM, cujas vibrações abrem este chakra.

Por ser representado pela cor laranja, as pedras preciosas que alinham o Chakra Sacral são o Âmbar, a Calcite Laranja ou a Cornalina.

Sara Sá estudou Comunicação Social, mas especializou-se em Relações Públicas e trabalhou 15 anos como tal. A paixão pelo Yoga levou a melhor e, deixando o emprego e vendendo tudo o que tinha, abriu no Porto o MANNA, um espaço onde partilha, com quem por lá passa, a sua filosofia de vida.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.