Somos abalroados sempre nesta altura (não sei qual é o fenómeno) por responsabilidades que insistem em se multiplicar. Mais, tens feito pouco ou nenhum desporto, o cabelo ainda não parou de cair (já era suposto ou não?) e não tens conseguido ter uma alimentação exemplar. Cereja no topo do bolo, o cansaço não te larga e, portanto, voilà: habemos constipação.

O corpo não engana e a natureza também não. Uma vez ouvi uma das minhas inúmeras gurus comentar que na mudança de estação temos que nos munir de tudo o que conseguirmos. Explico, a Mãe natureza para se renovar vai buscar ao ser humano (e não só) energia para o fazer. É lindo e ao mesmo tempo intrigante. A verdade é que desde o momento em que ouvi esta frase, tudo passou a fazer mais sentido. A passagem para o Outono e Inverno é sempre muito dura e a nossa imunidade fica em baixo. O que podemos fazer?

Não é um trabalho árduo, mas tens de conseguir te dedicar a ti. Primeiro que tudo, uma boa noite de sono é meio caminho andado. Nada a fazer se tens tudo em dia menos as horas de sono. Dormir pouco ou mal irá boicotar a natural renovação celular (o tal chamado sono da beleza) e os níveis de cortisol (produzimos em grande escala pelo stress) não irão conseguir baixar. Fumar e beber álcool também não ajuda à festa, ok?

#AoNatural: vamos falar de beleza interior?
#AoNatural: vamos falar de beleza interior?
Ver artigo

Tenta consumir ainda mais vegetais, fruta, frutos secos e sementes. Já tomas probióticos? Inclui estes grandes queridos no teu regime alimentar. Estes últimos irão ajudar muito a reforçar as tuas defesas. Nos dias de sol (felizmente temos muitos) apanha cerca de 10-15 minutos de sol (com a devida proteção). Estes minutos serão extremamente importantes para apanhares uma boa dose de vitamina D. Tenta incluir mais alho nos teus temperos. O alho é  muito eficaz no combate de vírus, bactérias e fungos, pois é rico em alicina; para além de atuar como anti-inflamatório e ser um ótimo reforço na imunidade devido às quantidades de vitamina C.

Sou fã de cogumelos e consumo-os de diferentes formas (em café, em suplementos, cozinhados, etc). Todos têm um espectro importante de mais valias, mas no que toca à imunidade os favoritos são os shiitake e maitake.

Por último, toma equinácea e não te esqueças do melhor amigo ginseng. Este último é muito importante para o teu foco mental, ajudando muito com o stress e fadiga, adaptando-se às necessidades do teu corpo.

Ana Krausz é uma apaixonada por pessoas e projectos, pelo novo. Às experiências em Turismo, aviação e assessoria de Imprensa, une compromisso com a forma física, o bem-estar, o desporto e a beleza. O universo orgânico, holístico, a sustentabilidade e o slow living conquistaram a sua atenção, fazendo nascer uma nova forma de ver e desfrutar a vida. Para seguir aqui, e no blogue que assina, Krausz.pt

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda