Ayurveda significa conhecimento da vida, um tipo de medicina que se concentra na saúde e wellness através da harmonia entre a mente, o corpo e o espírito. A prevenção é o foco! A prática de yoga, meditação, mindfull eating e os exercícios de respiração são comuns neste “regime”. Uma forma holística e equilibrada de conquistarmos o bem-estar e saúde no seu todo. Ayurveda é uma ciência integrativa, beneficiando todas as pessoas. Advém da ideia de que todos nós nascemos com uma impressão digital; portanto não existe a abordagem ocidental / mundial de que a “mesma receita serve para todos”.
Através da aprendizagem do nosso próprio prakruti (constituição física de cada pessoa) e do dosha (DNA energético), conseguimos ter um maior controlo do nosso sistema.
Existem 3 tipos de doshas: Vata, Pitta e Kapha. Cada pessoa tem uma combinação única (existindo sempre um dosha predominante). A identificação de qual precisa de ser equilibrado pode ajudar-nos a ultrapassar algum problema de saúde, pois cada dosha controla uma diferente função do corpo. Estes 3 tipos de doshas são usados na medicina ayurvédica, ajudando a especificar o que cada pessoa deve comer, quantas horas deve dormir, como se deve exercitar e quais são os seus pontos fortes e fraquezas.

#AoNatural: vamos falar de beleza interior?
#AoNatural: vamos falar de beleza interior?
Ver artigo

E porque esta medicina se foca na saúde holística e no wellness, os benefícios são inúmeros: mais amor próprio, diminuição do stress, perda de peso, redução de inflamação, ajuda na qualidade do sono, entre outros. Uma das leituras que mais me ensinou nos últimos tempos foi o livro da Nira Kehar, “Ojas a Cookbook”.
É uma forma linda de nos iniciarmos neste tema e uma ajuda original na cozinha!

Ana Krausz é uma apaixonada por pessoas eprojectos, pelo novo. Às experiências em Turismo, aviação e assessoria de Imprensa, une compromisso com a forma física, o bem-estar, o desporto e a beleza. O universo orgânico, holístico, a sustentabilidade e o slow living conquistaram a sua atenção, fazendo nascer uma nova forma de ver e desfrutar a vida. Para seguir aqui, e no blogue que assina, Krausz.pt

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda