A dor nas costas é uma queixa de 80% da população mundial, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). O desconforto, tão comum no dia a dia de muita gente - e que tantas vezes impossibilita a realização de actividades diárias simples -, é geralmente causado pela ausência duma postura adequada. Esta surge, em boa parte, devido aos maus hábitos diários, no entanto pode também ter origem em factores genéticos, acidentes ou mesmo doenças. A boa postura é definitivamente um dos caminhos mais seguros para a prevenção e o tratamento dos distúrbios do sistema músculo esquelético.

#BoaForma: afinal o que é o TRX?
#BoaForma: afinal o que é o TRX?
Ver artigo

No entanto, para ter uma postura correcta, é preciso praticar actividade física regularmente, bem orientada, bem como deverá ter o máximo de cuidado, no seu dia-a-dia, sobretudo no seu trabalho, um local típico para as más posturas. Porquê? Porque o corpo humano é uma máquina desenhada para se adaptar, e se mantiver as articulações na mesma posição o dia inteiro este rapidamente se adapta a essa nova posição provocando alterações na postura. Daí a razão para quem trabalha em escritórios estar mais perto de ganhar problemas posturais.
Uma postura incorrecta pode afectar os órgãos internos, e actividades naturais do nosso organismo, básicas, como a digestão e a respiração podem tornar-se menos eficazes se não adoptar uma boa postura ao longo do seu dia a dia. Por exemplo, estar sentado numa cadeira dificulta um respirar profundo quando comparado com a posição de pé.
Quais os tipos de exercício físico mais eficazes na prevenção ou na melhoria de alguns problemas posturais? Vou apresentar-vos três métodos eficientes.

  • Musculação A utilização de máquinas de musculação ou a realização de exercício de força, melhora a função do sistema muscular, sendo uma delas a estabilização das articulações e a manutenção / estabilização da posição corporal - como a de ficar em pé ou estar sentado. Por isso, quem tem problemas de coluna, pode escolher exercícios específicos de força para melhorar essas patologias.
  • Pilates É uma óptima alternativa para quem deseja ter uma postura melhor. Com a utilização de métodos diferenciados e aparelhos exclusivos, consegue fortalecer os músculos do core e das costas, proporcionando de forma mais fácil uma sustentação do corpo por parte da coluna, deixando-a erecta, o que evita uma postura incorrecta, responsável por algumas dores e desconforto.
  • RPG A Reeducação Postural Global é uma ferramenta cada vez mais popular para quem procura correcção postural. O seu objectivo é trabalhar os músculos que são responsáveis pela postura (core e costas), melhorando os seus movimentos, como uma boa reeducação do corpo, e melhorando como consequência a sua postura. Exercícios para melhorar a mesma são essenciais para garantir a saúde física do corpo e promover bem-estar todos os dias. Uma postura incorrecta pode desencadear diversos problemas e, optando pela prática de actividades físicas, é possível preveni-los e manter a qualidade de vida. Mais uma vez, ter uma boa postura é uma questão de saúde, não só de estática!

Ricardo Gomes, 31 anos, é Personal Trainer, Formador na Área de Exercício e Saúde e CEO da CHASE Training Academy.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda