Quando imaginar a sua barriga fit, não imagine uma barriga musculada, como a dos atletas que exibem, orgulhosos, os famosos six-pack. Não. Uma barriga fit no feminino é uma barriga lisa, tonificada, hidratada, elegante, denunciadora de um corpo são.

Ter uma barriga fit significa ter uma boa saúde e uns abdominais firmes, capazes de proteger os órgãos. Uma barriga fit é um trunfo para qualquer mulher viver com mais confiança. Por isso, é perfeitamente sensato que a mulher queira cuidar da barriga com massagens que contribuam para a tonicidade, firmeza e elasticidade da pele. Com as técnicas que lhe vou ensinar, só precisa de 10 minutos do seu dia. E acredite que, se se dedicar, verá excelentes resultados!

Uma massagem é sempre feita com as duas mãos. Os gestos principais da massagem Barriga Fit são: deslizamentos circulares, em "V", horizontais e verticais, amassamentos, pinçamentos e fricção.

Os deslizamentos estimulam a circulação linfática e sanguínea superficial, mobilizam a pele e os tecidos subcutâneos, e promovem o relaxamento.

Os amassamentos estimulam a oxigenação celular e a circulação mais profunda, desintoxicam e mobilizam o tecido muscular.

Os pinçamentos estimulam a circulação sanguínea, ativam os músculos e ajudam a combater a flacidez.

A fricção produz calor local e pode iniciar-se de forma suave e terminar de forma forte - ainda que sempre harmoniosa. Uma massagem modeladora nunca lhe pode deixar hematomas, embora a pele possa ficar avermelhada. O segredo não está na força, mas sim no movimento das mãos.

Vamos então aprender as técnicas principais de automassagem do método Barriga Fit.

#BodyShaper: faça em sua casa a automassagem Barriga Fit®️
créditos: Ilustração: Raquel Andrade
1 - Técnica do deslizamento circular (o movimento inicial)

Por norma, uma massagem na barriga começa com a técnica do deslizamento circular, para espalhar o produto e fazer penetrar o princípio ativo na pele. O deslizamento circular é sempre feito no sentido dos ponteiros do relógio, começando no umbigo. Os deslizamentos circulares são feitos com uma pressão moderada, mas firme e profunda, de forma rápida e repetitiva.

Exemplo de uma massagem com deslizamentos circulares:

  • esfregue o produto nas mãos ou espalhe-o, com a ponta dos dedos, sobre a barriga.
  • Com as duas mãos, faça movimentos circulares no sentido dos ponteiros do relógio, começando pelo umbigo. Repita cinco vezes com pressão moderada. A pressão deve ser sempre moderada mas firme. Estamos a trabalhar a superfície da pele, não se esqueça, não estamos a matar os órgãos.
  • Faça 10 vezes.
#BodyShaper: faça em sua casa a automassagem Barriga Fit
créditos: Ilustração: Raquel Andrade
2 - Técnica dos pinçamentos

Use as pontas de dois, três ou cinco dedos para espremer e pinçar os músculos.

  • Prenda a pele na ponta dos dedos, estique ao máximo a sua elasticidade e solte.
  • Faça movimentos circulares, no sentido dos ponteiros do relógio, ou horizontais e verticais.
  • Repita 10 vezes.
#BodyShaper: faça em sua casa a automassagem Barriga Fit
3 - Técnica da fricção

Com os dois punhos cerrados, use os nós dos dedos e, com movimentos rotativos curtos, no sentido dos ponteiros do relógio, pressione a barriga, levando as mãos da direita para a esquerda em linha reta. Os punhos rodam, sim, mas em linha reta, não de qualquer maneira.

  • Comece de cima para baixo, ou seja desde as costelas até ao fim da barriga, na zona abaixo do umbigo.
  • Quando chegar ao fim da barriga, recomece, mas agora de baixo para cima e da esquerda para a direita, subindo com as mãos até às costelas.
  • Faça "cinco linhas para baixo" e "cinco linhas para cima".
#BodyShaper: faça em sua casa a automassagem Barriga Fit
4 - Técnica do deslizamento em "V" (movimento final)

Por norma, todas as técnicas de uma massagem na barriga terminam com a técnica do deslizamento em "V", de forma a drenar as toxinas para a zona inguinal (das virilhas).

Exemplo de uma massagem com deslizamentos em "V":

  • depois de ter efetuado, repetidamente, uma técnica de massagem, termine com a técnica do deslizamento em "V".
  • Deslize as duas mãos desde a parte de cima das costelas ou da cintura até à zona das virilhas, desenhando um"V".
  • Repita 10 vezes.

Agora que já conhece alguns movimentos básicos de uma massagem modeladora pode, sempre que quiser, dedicar-se a fazer uma massagem o mais completa possível à barriga, juntando as várias técnicas que aprendeu. Ou também pode - por que não? - ensiná-las ao seu companheiro e pedir-lhe que lhas faça.

Já sabe que uma massagem bem realizada é sempre um tratamento benéfico para o seu organismo: melhora a oxigenação dos tecidos, ajuda a acelerar o metabolismo, estimula o rompimento das células de gordura e trabalha a superfície da pele. Com movimentos firmes e repetitivos, a massagem ativa as camadas mais profundas da pele, onde está armazenada a gordura, que é eliminada através da corrente sanguínea.

Treine, pratique e verá que, num instante, estará uma profissional, e que a massagem se transformará num ritual diário imprescindível. Cuide de si!

Izabel de Paula é a primeira Body Shaper Expert em Portugal. De Norte a Sul do país, o seu método é procurado por mulheres que querem melhorar os contornos do seu corpo e também a sua auto-estima.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.