
Para aumentar a sua autoestima, é necessário autoconhecimento — conhecer-se a si mesma — e gostar de se olhar ao espelho. E para isto acontecer, pode ter que modificar a sua forma física, dar valor às suas qualidades e não apenas aos defeitos. Aqui entra a estética, o facto de ser necessário sentir-se bonita. E, CLARO, a massagem ajuda neste campo, pois não é só um investimento de luxo em si, é também um investimento de saúde.
Aconselho assim a massagem, em casa ou em gabinete, para que a pessoa se sinta bem e melhore a sua autoestima.
Saiba que as massagens:
- aliviam a dor, relaxam os músculos e articulações;
- aliviam o stress, com a diminuição da tensão muscular e da pressão arterial;
- rejuvenescem a elasticidade dos tecidos e a flexibilidade articular;
- melhoram a circulação do sangue e do sistema linfático, promovendo uma pele saudável e vibrante;
- removem as toxinas acumuladas, pois drenam-nas dos tecidos — elas provocam rigidez muscular e isso também causa problemas corporais.
Portanto, não há desculpas: em gabinete ou em casa, cuide da sua autoestima.
MASSAGENS PARA FAZER EM CASA (rosto e cabeça)
Sente-se numa cadeira confortável, que forneça um bom apoio à sua coluna. Coloque os braços lateralmente ao corpo e mantenha-os soltos ou apoie-os sobre uma mesa colocada à sua frente. Poderá ainda ser mais confortável deitar-se no chão ou numa cama.
Massajar testa e têmporas
Aplique vários movimentos circulares curtos, utilizando dois ou três dedos. Repita em todas as arestas da testa. Mantenha as pontas dos dedos achatadas e exerça uma pressão ligeira.
Após a testa, mova as pontas dos dedos para as têmporas e repita a mesma série de massagens circulares.
Os músculos dos maxilares
Pode senti-los por cima do osso do maxilar. Utilize os dedos indicador e médio, ou médio e anelar, para massajar esta área. Exerça uma pressão ligeira com as pontas dos dedos e faça movimentos circulares curtos.
Couro cabeludo
Afaste os dedos e coloque-os na cabeça, começando pelo topo ou pelas laterais. Não utilize os polegares. Exerça pressão com as pontas dos dedos e massaje o couro cabeludo, com movimentos circulares curtos. Prossiga o movimento durante alguns segundos e vá fazendo em todo o couro cabeludo.
Comentários