Fiquei bem entusiasmada com este projeto (por já ter passado por uma experiência de esgotamento emocional e, consequentemente, mudanças na saúde da minha pele e cabelos) e por isso resolvi falar com a Joana e entrevistá-la para este meu espaço aqui na Miranda. Segundo a própria, o portal é um espaço de partilha de experiências. “Vou mostrar como pode uma mulher cuidar de si, quer tenha 40 anos, quer tenha mais ou menos idade. Vou procurar respostas às dúvidas que tenho, junto de médicos e outros especialistas, como nutricionistas, com foco em resultados reais”, explica ela. Vamos então às minhas questões:

Joana, quais são os teus cinco produtos essenciais de beleza? Daqueles que não dispensas por nada neste mundo?

  • Champô Hexaphane Frequência, da Noreva: tem uma excelente relação qualidade/preço, limpa completamente o couro cabeludo de partículas (por ter ácido salicílico) e dá bastante volume ao cabelo fino. É também uma excelente opção para toda a família e os meus filhos usam regularmente.
  • Lait-Crème Concentré, da Embryolisse: é um excelente hidratante que uso por baixo da proteção solar diária. Deixa a pele muito suave e preenchida e o preço é sem dúvida um ponto forte.
  • Sérum Gel Alta Potência R, da Neostrata: comecei a usar depois de experimentar uma amostra e nunca mais o larguei. Tem ácido glicólico numa percentagem muito elevada (pode não ser adequado a todo o tipo de pele) e um derivado do retinol. A pele fica muito suave, com a textura completamente transformada.
  • Suplementos de ácido hialurónico e colagénio (ambos da Biocyte): foram-me indicados em consulta de dermatologia e sinto uma diferença substancial na pele - mais preenchida, mais hidratada, mais suave.
  • Máscaras de cabelo: faço no mínimo 3 por semana, e deixei de ter frizz e comprimentos secos por este motivo. Gosto muito das máscaras da Ultra Suave (leite de arroz, óleo de abacate, óleo de rícino, entre outras). Muito eficazes e acessíveis. Utilizo sempre o condicionador, para fechar bem a cutícula e manter os nutrientes na haste capilar.

E costumas pôr em prática alguma dica caseira de beleza? Se sim, qual?
Quando era mais nova, nos meus 20 anos, fazia uma coisa que adorava! Partia um ovo e, com a pele bem limpa, aplicava primeiro a gema batida fazendo uma nutrição profunda (deixava uns minutos e depois lavava). Em seguida, aplicava a clara batida fazendo uma ação tensora (deixando atuar até ficar completamente seca, seguindo com a lavagem e os cuidados habituais). Agora que me lembrei disto, acho que vou voltar a fazer! Hoje em dia diria que a minha dica caseira de beleza é dormir bem. Faz uma diferença enorme na minha pele, muito mais do que qualquer tratamento ou creme.

#Descobertas: entrevista com a beauty expert Joana Álvares, fundadora do portal Beautyst

Acreditas que a beleza natural está em alta? E quais serão as próximas tendências no mercado?
Acredito que sim e ainda bem! A maquilhagem muito trabalhada e que transforma rostos é para mim um big no! Sou apologista de enaltecer os meus traços. Por isso não acredito que uma mesma maquilhagem funcione em todas as pessoas. Cada vez mais gosto de ver pele, por isso os cremes com cor (BB’s, CC’s) são uma excelente opção pois não tapam o rosto, dando um ar saudável. Um bom bronzer e um blush são também excelentes amigos de um ar saudável e effortless. Penso que as próximas tendências de mercado serão assumir cada vez mais a individualidade de cada pessoa. Passam também por uma transformação interior, muito mais que exterior. Apenas como exemplo: em vez de tentarmos mudar a cor e forma do nosso cabelo, será antes um trabalho de aceitação da nossa identidade, dos nossos cabelos naturais, das nossas ondas ou cor e pararmos de viver infelizes com o que temos. O problema não está no que temos, mas sim na nossa cabeça, e em como projetamos que a nossa beleza deveria ser. Uma das próximas tendências será cada vez mais focarmo-nos nos ingredientes dos produtos que utilizamos versus marketing e o que dizem as embalagens. Darmos atenção aos ingredientes é muito mais importante e útil do que fixarmo-nos nos claims publicitários.

#Descobertas: como reparei a saúde do meu cabelo (eis aqui todas as dicas)
#Descobertas: como reparei a saúde do meu cabelo (eis aqui todas as dicas)
Ver artigo

Que conselho deixas a todas as mulheres para que se sintam ainda mais bonitas?
Munirem-se de bons conselhos, seguirem projetos de beleza que as possam ajudar e que sejam sérios, e que consultem um dermatologista. Muitas vezes há problemas que só um médico consegue resolver e isso não implica gastar imenso dinheiro. E tirarem muitas fotografias a si mesmas! Temos uma autoimagem muitas vezes distorcida daquilo que é a realidade. Fotografem-se, peçam para ser fotografadas! Vão descobrir muito mais facilmente as coisas que são bonitas e estão bem, e as pequeninas coisas que precisam de um jeito. Quando comecei a tirar muitas fotografias para o meu projeto finalmente tive uma percepção realista de como sou ☺

Daniela Schwanke é uma jornalista brasileira a viver em Lisboa desde 2016, apaixonada pela cidade, pelo universo feminino, principalmente o da Beleza, com artigos publicados em várias revistas e a autora do site See You Magazine, que seguimos de perto.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.