Desde os primórdios, que a alimentação ocupa um papel fundamental na vida do ser humano. Para além da sua função principal e de representar um ritual social, a refeição pode ser bem mais importante do que pensa. Aquilo que come e como come, não influencia apenas o sistema digestivo, como todo o seu corpo, e é isso mesmo que o projeto Fused Therapy quer provar.
Movida pela vontade de encontrar respostas para doenças psicológicas ditas, sem cura, e após muitas pesquisas, Carolina Norton de Matos encontrou as suas respostas interligadas com o tema "intestinos como segundo cérebro". Fundadora do projeto Fused Theraphy e formada em Psicologia Clínica, foi assim que chegou ao tratamento GAPS, Gut and Psychology Syndrome, em português, Síndrome do Intestino e da Psicologia. "Esta terapia aborda uma série de doenças físicas e mentais através do intestino. Ou seja, o facto de o intestino estar debilitado, faz com absorva toxinas que entram no nosso organismo, viajam até ao cérebro ou outros órgãos e causam doenças. Ora, tratando o intestino, todos estes sintomas desaparecem ou melhoram bastante. É claro que depende da idade e de outras condicionantes, mas melhoram sempre. E foi assim que decidi tornar-me terapeuta GAPS. Uma técnica que liga a psicologia com a alimentação", conta Carolina Norton de Matos.
"É no intestino que é fabricado 90% do nosso sistema imunitário. A falta de neurotransmissores, como a serotonina ou dopamina, é a origem para depressões, ansiedade, falta de motivação, e todos eles são produzidos no intestino. Daí a importância de olharmos para o que comemos, porque muitas vezes é através da nossa alimentação que estamos a contribuir para danificar o nosso sistema imunitário e intestino", explica a psicóloga.
Como funciona a Fused Therapy?
As consultas são feitas online, marcadas através do site. Existem três tipos de consultas: a consulta inicial onde é feita a anamnese, ou seja, uma análise ao histórico de saúde do paciente e onde é prescrita uma dieta. Dieta essa que é feita especialmente para cada um, tendo em conta as suas necessidades, e que é rica em proteína e gordura animal boa e comidas fermentadas. "É muito uma cura através da alimentação", afirma Carolina Norton de Matos.
Embora a criadora do Fused Therapy tenha na sua maioria pacientes mulheres, lembra que esta é uma terapia para todos, independentemente da faixa etária ou da condição física. "Muitas das minha clientes estão a fazer esta dieta em casa e depois os maridos, filhos, irmãos, começam também e é engraçado que as pessoas começam a melhorar em termos de bem-estar geral", conta a psicóloga, "logo, o meu público-alvo são todas as pessoas que queiram melhorar a sua saúde".
A importância da alimentação na nossa pele
Muitas vezes, associamos aos problemas de intestinos os clássicos, obstipação, gases, diarreia, cólicas ou inchaço, no entanto, pode ir muito para além disso. A pele é um dos orgãos mais sensíveis a tais alterações, pois não só é o maior do nosso organismo, como está repleto de bactérias, tal como o intestino. "É através da pele que o nosso organismo absorve e elimina toxinas. Por isso, borbulhas, vermelhidão, eczema, psoriasis são sinais de que existem toxinas no organismo", explica Carolina Norton de Matos. E acrescenta "Ao equilibrar o aparelho digestivo e o microbioma, eliminamos toxinas e melhoramos a pele. Além de que a dieta prescrita pela Fused é muito rica em colagénio, logo, uma das principais alterações que as minhas clientes sentem 'a minha pele está linda e luminosa'".
Comentários