Conhecido pelos seus 1001 benefícios, o Yoga é a atividade física por excelência que une o corpo à mente. No interior ou no exterior, o Yoga é versátil, podendo ser adaptado a qualquer sítio e lugar, uma vez que não implica o uso de grandes equipamentos. E porque nos últimos dias a casa tem sido o único cenário possível, falámos com Sara Sá, nossa #RealFluencer, proprietária e instrutora de Yoga no espaço Manna, no Porto, para lhe dar a conhecer algumas posturas que pode fazer sem ter que sair de casa. Se tiver um espaço exterior pode aproveitá-lo mas a prática pode ser feita no quarto ou na sala, onde se sentir mais confortável e relaxada. No entanto, Sara Sá aconselha a que quem seja novo nestas andanças não se aventure sem ter o devido acompanhamento por quem sabe. Se pelo contrário já tem alguma prática, está na altura de pôr o Yoga em dia.

No que toca às posições de Yoga, dê prioridade às sequências de Saudação ao Sol A e B das séries primárias do Ashtanga. Sara Sá diz-nos que "as saudações ao sol têm como objetivo centrar a mente e ativar o calor interno e são Asanas simples, onde não existem grandes riscos de lesões, com vários benefícios ao nível da limpeza e tonificação do corpo e da mente". E se o seu nível já for mais avançado, pode completar com as restantes Asanas das séries primárias do Ashtanga, que pode encontrar com facilidade através de uma pesquisa em sites especializados em Yoga ou, então, no já familiar Pinterest.

#MirandaEmCasa YOGA
A Saudação ao Sol A e B / Pinterest

Antes de colocar em prática a sequência de Yoga, há alguns cuidados a ter em mente. De acordo com Sara, o principal é saber ouvir o corpo e não fazer posturas onde não se sente confortável. "Cada corpo é um corpo, cada dia é um dia, e, por isso, a praticante não deve ir além do que o seu corpo é capaz, naquele momento específico. Poderão haver dias em que consegue fazer uma postura sem esforço e, no dia seguinte, essa mesma postura já exigir demasiado de si. Sempre que sinta algum tipo de desconforto, deve parar", completa.

#AlmaYogi: os livros que todos os yogis devem ler
#AlmaYogi: os livros que todos os yogis devem ler
Ver artigo

Apontou tudo? Antes de começar a sessão de Yoga, prepare o ambiente. Coloque uma boa música e retire todos os objetos que estão a mais na divisão. Ainda não está vestida a rigor? Vá até ao armário, procure roupa confortável, as suas leggings de eleição e o top que usava vezes e vez sem conta.

Se quer aprender mais com Sara Sá, participe nas aulas de Yoga e Meditação online através do Hangout Meet. Estas aulas têm a duração de 75 minutos e decorrem, para já, às segundas, quintas e sábados. As inscrições podem ser feitas através do e-mail smile@mannaporto.com. A participação nas aulas é por donativo consciente.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda