Todos reconhecemos a necessidade de uma boa noite de sono. Recarrega as energias, devolve-nos a vitalidade e deixa-nos de bom humor. Fundamental para nos mantermos saudáveis e, claro, belos, já que o sono também tem influência direta na nossa pele. O estilo de vida agitado e o stress constante apenas contribuem para aumentar insónias, tornando mais difícil um sono reparador entre um número crescente de pessoas. Com vista a resolver esta questão, os cobertores pesados (ou weighted blankets) têm vindo a ganhar cada vez mais popularidade nas redes sociais devido aos seus benefícios na hora de dormir.

Bela Adormecida: 5 apps que a vão ajudar a dormir como um bebé
Bela Adormecida: 5 apps que a vão ajudar a dormir como um bebé
Ver artigo

Em Portugal, o problema do sono é uma realidade, sendo que quase dois terços da população refere dormir mal, e 59% diz ter dificuldades em adormecer. Um dado que, por norma, principia em crianças em idade escolar e evolui, afetando o seu bem-estar psicológico, emocional e cognitivo. Na pesquisa para saber mais sobre o tema, encontrámos a Blanky, uma empresa portuguesa que produz este género de cobertores e que nos esclareceu tudo sobre os mesmos. Será que vamos passar a dormir que nem anjos?

Cobertor pesado: o que é e por que devemos escolhê-lo

Este género de cobertores — weighted blankets, como são conhecidos lá fora — foram desenvolvidos para melhorar a qualidade do sono. Através do seu peso e da pressão localizada que exerce nos nossos músculos, um cobertor pesado permite a libertação de um conjunto de hormonas que provoca um efeito de relaxamento do sistema nervoso e, consequentemente, nos permite dormir melhor.

A maioria dos utilizadores diz ter melhorias na hora de dormir, como adormecer mais rapidamente, acordar menos vezes durante a noite e acordar com mais energia.

Saúde em primeiro lugar: os benefícios destes cobertores

Os cobertores pesados são utilizados há mais de 15 anos no tratamento de pessoas com ansiedade e com o síndrome do autismo, entre outros, com o propósito de ativar a técnica Deep Touch Pressure (DTP). Este método recorre ao peso extra do cobertor para fazer pressão localizada nos músculos, relaxando o corpo à semelhança de uma massagem, um efeito que proporciona uma noite mais descansada.

Sono de Beleza: as razões para trocar a sua fronha normal por uma de seda
Sono de Beleza: as razões para trocar a sua fronha normal por uma de seda
Ver artigo

Em concreto, esta técnica estimula de forma natural a libertação no organismo de “hormonas da felicidade” (como a serotonina) e do “sono” (como a melatonina), que permitem uma combinação hormonal que provoca sensações de calma no sistema nervoso e regula o ciclo do sono. Para além disso, impede também que o nosso corpo produza demasiado cortisol (a "hormona do stress").

Qual a diferença entre estes cobertores e os tradicionais?

Os cobertores pesados são produzidos com esse intuito de ajudar a dormir melhor, daí a principal diferença se prender com o seu propósito e efeito terapêutico. Em termos técnicos, a diferença vem do peso adicional, dos materiais utilizados e da forma como são cosidos e acabados os cobertores pesados.

O guia para escolher o cobertor certo para si

  • O peso do cobertor deve ter cerca de 10% do peso do utilizador (por exemplo, uma pessoa que pese 50 quilos deverá optar por um cobertor de, aproximadamente, 5 quilos).
  • Os cobertores pesados são seguros para a população em geral. Por isso, existem cobertores blanky para todos os perfis e pesos: com 5, 7 e 9 quilos (individual), 11, 13 e 15 quilos (casal) e 2, 3 e 4 quilos (criança).
  • Podem ser lavados a seco ou a 30ºC, tendo em atenção a capacidade da sua máquina de lavar no que diz respeito ao peso.
O segredo para uma boa noite de sono está no cobertor? Parece que sim
Cobertor individual, € 174, Blanky

Blanky: como surgiu e como conquistou o mercado

#DoutoraFeliz: insónia e como recuperar os Zzzzzzzzssss
#DoutoraFeliz: insónia e como recuperar os Zzzzzzzzssss
Ver artigo

"A ideia surgiu quando eu vivia em Londres. O stress acumulado do dia-a-dia e o estilo de vida que levava criavam-me imensos problemas de sono, e cada vez menos conseguia ter uma noite de sono descansada. Não queria que a solução passasse por comprimidos e foi então que, numa das minhas pesquisas, me cruzei com o conceito do cobertor pesado. Fiquei agradavelmente surpreendido: comecei a dormir muito melhor e inclusivamente desapareceram-me algumas dores musculares que tinha, por estar sempre sentado com uma má postura", conta Pedro Caseiro, fundador da Blanky. Juntamente com um amigo, viram uma oportunidade de mercado na Península Ibérica, embora já houvesse uma vasta oferta em países como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha e países nórdicos. E assim nasceu a marca.

Com a aposta num material de qualidade e num atendimento ao cliente próximo, rápido e eficaz, dizem estar a superar as expectativas no mercado português. "E temos recebido feedback incrível de clientes que nos dizem que mudámos a vida deles para melhor, ou que ajudámos os filhos a dormir a noite inteira", conta um dos fundadores da Blanky. Por agora, os projetos focam-se no mercado nacional, mas sempre com os olhos numa projeção internacional. "Existem novos produtos que achamos poderão ter sucesso no mercado ibérico e também em outros mercados onde acreditamos que o produto pode ser um êxito", remata.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.