O bom tempo chegou e há que aproveitar cada raio de sol na companhia daqueles que mais gostamos. Depois de um ano em que a exposição solar foi reduzida, devido ao confinamento, e também pelas restrições sociais, estamos cada vez mais a poder retomar com algumas regras os nossos hábitos e rotinas, entre as quais as idas à praia!

De facto, na praia podemos fazer pequenas pausas entre os nossos inúmeros afazeres ;) e petiscar de forma a nos mantermos alimentados e com os nossos níveis de energia adequados. Não falo das afamadas bolas de berlim ou dos gelados que, pontualmente, eventualmente poderão também fazer parte; falo, sim, de como organizar as refeições para podermos desfrutar destes momentos de forma descomprometida e saudável.

Preparei um conjunto de sugestões que acho que a vão ajudar a aproveitar o melhor que o verão tem para nos dar.

  1. Tempo de digestão.
    Nunca é demais relembrar que a nossa digestão, embora passe muitas vezes despercebida, necessita 2-3 horas para as refeições principais, e de 30-60 minutos para refeições ligeiras, como por exemplo uma peça de fruta. Assim, procure nunca reforçar em demasia as refeições, tornando-as pesadas e abundantes, mas faça em vez disso pequenas pausas e pequenas merendas ao longo do seu dia de praia, para poder aproveitar ao máximo os tempos na água.
  2. Levar água para hidratar o seu corpo.
    Tal como o creme protetor na pele quando o sol aperta, a hidratação do nosso corpo em tempo mais quente necessita também de reforço adicional. Leve uma garrafa de água e, como sugestão, deixe-a de véspera no frigorífico, para ir fresca e saber ainda melhor. Em dias de praia, as quantidades diárias devem ser de pelo menos 1,5 l nos adultos.
  3. Fruta da época.
    Ameixas, cerejas, melancia e tantas outras frutas, são excelentes escolhas para levar e saborear. Procure conservar em malas ou bolsas térmicas, frescas e longe da exposição solar prolongada.
  4. Refeições ligeiras.
    Para as pessoas que passam o dia na praia, refeições ligeiras são as recomendadas para que nunca falte o tempo para as brincadeiras, passeios e banhos de mar e sol. Saladas com frango desfiado ou atum, ovos cozidos e espetadas de tomate cereja, são algumas ideias para este propósito. Se tiver de levar sandes, lembre-se da simplicidade e evite enchidos ou queijos muito intensos, que podem atrasar a digestão e causar desconforto.
  5. Envolva a família e amigos.
    Tudo se torna mais fácil se houver energias coincidentes e alinhadas. Procure ter opções especiais e flexíveis para que ninguém se sinta excluído, mas que também queira participar nesta nova forma de encarar os momentos saudáveis em família. Sensibilizar e educar é sempre melhor que discutir e impor.
#PesoeMedida: os princípios da alimentação saudável
#PesoeMedida: os princípios da alimentação saudável
Ver artigo

Lembrar que estes cuidados devem fazer parte de um todo e de um processo de equilíbrio alimentar. De nada serve ter máximos cuidados e chegarmos a casa, ao hotel ou ao restaurante, e depois avançarmos como se o facto de nos alimentarmos bem na praia justificasse qualquer pecado alimentar ao final do dia ou nos outros dias.

Ideal será equilibrar alimentação, de forma organizada e mais que tudo coerente, com o estilo de vida que queremos para nós próprios e para os nossos. Alimente-se bem, aproveite os dias de praia e, acima de tudo, seja saudável e feliz!

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.