Princípios simples, que servem de orientação à criação de bases sólidas alimentares. Bases que são pilares para quem procura evoluir na sua saúde e acredita que a alimentação é primordial neste equilíbrio de vida.
Mas então que princípios são esses? Posso aplicá-los de imediato? Como começar? São de facto princípios simples que pode aplicar de imediato e começar hoje mesmo a usufruir desta nova forma de encarar a alimentação. Sem dramas, fundamentalismos ou obrigações, simplesmente ajustando novas formas de lidar com os alimentos e a forma como os escolhemos. Tudo isto para que possa desfrutar do bom que é a alimentação saudável.
Variedade alimentar!
É este o primeiro pilar da alimentação saudável. A alimentação e os alimentos que escolhemos devem ser variados. Variados no tipo de alimentos e também nos diferentes alimentos de cada tipo. Isto é, por melhor que seja a maçã em termos nutricionais e de saúde, os ovos são igualmente importantes e fundamentais para o nosso equilíbrio.
Tal como a maçã e os ovos, igualmente o arroz, os hortícolas, a água e tantos outros quantos existem. E também de nada serve comer apenas maçã como fruta. Existem inúmeras e será muito mais interessante hoje comer maçã, e amanhã pera ou romã, do que sempre maçã. Procure seguir esta regra de forma regular e em todas as refeições no seu esquema alimentar semanal. A sua alimentação será mais divertida, saborosa e despertará em si novos paladares, texturas e sabores que a vão desafiar.
Quantidades!
Tão importante como a diversidade alimentar será, sem dúvida, ajustar as quantidades de alimento à nossa fase de vida e níveis de exercício. Uma criança tem necessidades alimentares em termos de quantidades diferente de um adulto, e uma mulher desportista tem necessidades diferentes de um homem totalmente sedentário. Encontrar o equilíbrio nas quantidades nem sempre é fácil, daí ser importante ajustar o tipo de alimentos e as suas quantidades, fazendo esse ajuste ao longo do nosso dia alimentar. O seu nutricionista encontrará para si a melhor forma de satisfazer prazeres alimentares, necessidades de energia e requisitos de todos os nutrientes, como as vitaminas e minerais.
Mastigar devagar!
Este é para mim, também, um dos pilares da alimentação saudável. Ajuda-nos a refletir nas escolhas que fazemos, aumenta níveis de saciedade e, mais que tudo, foca-nos em cuidar de cada garfada que ingerimos. Desta forma, e com mente aberta, podemos interiorizar o melhor de cada alimento e assimilar paulatinamente os ensinamentos da boa alimentação.
Degustar cada paladar, descobrir cada textura, inalar cada aroma e, principalmente, conviver e partilhar experiências com quem gostamos, mesmo que estejamos a comer sozinhos ;) Sugiro começar hoje mesmo e verá a diferença e o impacto que esta pequena mudança tem na forma como percepcionamos o simples acto de comer. Desfrutar. Contribuir para a nossa saúde.
São três regras simples. Que parecem fáceis. Mas que necessitam treino e sem as quais, por mais dietas que façamos, por mais restrições que tivermos, não encontraremos o equilíbrio necessário para desfrutar, ao nível alimentar, uma vida em pleno. Comece agora. Sinta a mudança e deixe-se inspirar pela nova forma de cuidar de si.
Comentários