Adoro escrever e falar sobre este tema – Imunidade e Alimentação! Antes de tudo, importa saber o verdadeiro significado de imunidade. Assim, a imunidade é o conjunto de mecanismos usados pelo nosso corpo para combater substâncias estranhas ou invasoras ao nosso organismo. Esta capacidade de resposta depende da nossa saúde em geral, dos hábitos de sono, dos hábitos de vida e, principalmente, dos hábitos alimentares que escolhemos para o nosso dia-a-dia.

Sim, as escolhas alimentares que fazemos voluntariamente, e que criam rotinas, permitem ajustar estes mecanismos de defesa e desta forma reforçar a nossa resposta imunitária e resistência à doença. Mas então que cuidados são estes que devemos ter? Quais os alimentos que devem fazer parte da nossa rotina para termos um sistema imunitário robusto e capaz de resistir aos agentes agressores?

Vamos então dar uma pequena orientação, embora saliente que este tipo de sugestões deve mesmo ser feito de forma muito individualizada, onde se conheçam alergias, infeções, medicação, níveis sanguíneos de inúmeros parâmetros, estilo de vida e tantos outros factores que são necessários para que esta recomendação possa de facto surtir o máximo efeito.

Sugestões alimentares para um sistema imunitário reforçado:

1. Beba mais líquidos

Ter o corpo corretamente hidratado é o primeiro passo para melhorar o seu sistema imunitário: deve ser ingerido ao longo do dia 1,5 l de líquidos, onde a água, chás, infusões, são as escolhas ideais. Procure ao acordar tomar logo um bom copo de água, mantenha as infusões ao longo do dia e, aqui e ali, em refeições intermédias, crie um ritual de preparar um chá. Lembre-se que quando tem sede o seu corpo já está desidratado.

2. Reforce o consumo de frutos e hortícolas

Três a quatro peças de fruta por dia são em geral recomendadas, tal como é também ideal reforçar o consumo de hortícolas, em boas saladas, ou legumes, em boas sopas que preparam e reforçam o teor nutritivo de cada refeição principal. Dentro dos hortícolas, reforce alguns em especial, como o alho, a cebola e também os brócolos e a couve-flor, pois devido ao seu elevado teor anti-inflamatório ajudam e muito na resposta pronta a inflamações que podem degenerar em situações de saúde mais difíceis.

3. Escolha alimentos frescos e procure evitar alimentos processados

Nada como verdadeiros alimentos frescos e não processados para ajudar o nosso intestino em termos de teor de fibra, mas também por preservarem os nutrientes estáveis e sem alterações nocivas. É sempre melhor descascar do que desembalar ;)

4. Escolha gorduras saudáveis

O azeite e as gorduras presentes nos frutos secos e em alguns peixes gordos, como a sardinha, carapau, cavala, atum e salmão, são fundamentais para a estabilização e correta multiplicação celular. Esta capacidade deve-se ao facto de equilibrarem as ligações químicas entre as partículas celulares, tornando-as muito mais resistentes a agentes invasores. Azeite, nozes, castanha do brasil, amêndoas e os peixes gordos atrás referidos, são assim de manter diariamente nas nossas escolhas alimentares.

#PesoeMedida: saber comer faz a diferença
#PesoeMedida: saber comer faz a diferença
Ver artigo
5. Mastigue devagar

Pode parecer um pormenor, mas visto que a digestão começa na boca, devemos promover uma correta e demorada mastigação de cada alimento. Este principio fará com que a digestão se torne mais ligeira e facilitada, evitando processos digestivos complicados e causadores de alterações gástricas. Pratique hoje mesmo, antes de cada refeição, respirar fundo duas vezes… dará outro sentido à sua refeição.

Receba um enorme incentivo para que o seu sistema imunitário possa também ser reforçado e, mais que tudo, que comece a ter uma vida mais saudável e nutritiva ;) A sua saúde agradece.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda