Ser saudável começa numa decisão! Numa decisão de escolher os melhores alimentos, de ajustar estilos de vida, de dormir melhor, mas também numa decisão de aproveitar o melhor que a vida tem para nos dar com entusiasmo, alegria e máxima saúde.

Julgo que é esta atitude, conjugada com a persistência dos nossos propósitos, que tornam realidade todos os nossos objectivos e nos fazem evoluir. Sermos melhores a cada dia, com uma energia que transparece a todos aqueles que se cruzam connosco, e com esta nova versão de nós mesmos. E para isso temos que nos alimentar bem, para termos saúde e prazer com as nossas escolhas.

#PesoeMedida: jejum intermitente - faz sentido?
#PesoeMedida: jejum intermitente - faz sentido?
Ver artigo

Saber comer é muito mais que saber escolher alimentos. É antes saber conjugá-los e ajustar a sua distribuição ao longo do nosso dia. Só assim conseguimos ser mais saudáveis, conjugando a alimentação com estilos de vida saudáveis, atitude mental positiva e optimista, sono reparador e, por que não, que ela nos dê prazer! Sim, o prazer que retiramos dos alimentos que escolhemos, e a forma como partilhamos refeições com aqueles de que gostamos, fazem parte deste maravilhoso mundo da alimentação.

Sugestões práticas para comer melhor e reforçar o prazer de sentir-se bem:

1) Comece o dia com o pequeno-almoço

Há planos que dão importância ao jejum matinal e às interações que ocorrem no nosso organismo com esta prática. Mas esta opção deverá ser sempre ajustada por um bom nutricionista, para que não comprometa a saúde e traga prejuízos sérios. De forma geral, a toma de pequeno-almoço permite reencontrar e reforçar energias matinais, podendo a sua composição ser diversa: onde se inclua uma fonte de vitaminas e minerais, reforço hídrico, proteína, hidratos de absorção lenta e um conjunto de ácidos gordos essenciais, como os omega-3 e omega-6. Deve também ser variado ao longo dos dias, fugindo da monotonia alimentar.

Algumas sugestões a experimentar:

  • kefir com avelãs trituradas, flocos de aveia e alguns frutos vermelhos;
  • café com ovos mexidos (duas claras e uma gema), abacate e sementes de cânhamo;
  • fatia de pão de trigo sarraceno, combinado com manteiga de amendoim, chá de lúcia-lima e dois maracujás.

As sugestões devem ser sempre ajustadas com a ajuda do seu nutricionista.

2) Redescubra o prazer de mastigar e comer devagar

Há hábitos que se criam e este é um deles. Procure demorar mais tempo neste ritual, sentir cada aroma e descobrir cada sabor. Vai preparar melhor todo o resto do processo digestivo e tornará as suas digestões mais eficientes.

Sugestão: comece hoje mesmo.

3) Beba líquidos

A ingestão de líquidos deve ser feita ao longo do dia, para ir reconfortando a saciedade e hidratar o corpo de forma consistente. Nos dias mais quentes, ou dias de maior exercício, reforce as quantidades. Entre um litro e 1.5 l deverá ser suficiente, pois o restante de que o seu corpo necessita já vai incluído nos diferentes alimentos que compõem a sua alimentação.

Sugestões:

  • inclua um pau de canela no seu copo e sirva a água;
  • experimente o prazer refrescante da hortelã fresca, combinada com água;
  • experimente o prazer de um chá de qualidade.
4) Use a fruta para os seus snacks diários

Aproveite as temperaturas que estão a aumentar e descubra os paladares das frutas da época. Nas refeições intermédias, as diferentes frutas são sempre uma óptima opção. Saciam, reconfortam e são super saudáveis.

Sugestão: melancia em cubos, lâminas de maçã ou até maçã desidratada, ameixas, kiwi e tantas outras de tantas cores, paladares e feitios. Dê largas à sua imaginação, pois a sua saúde agradece. Vigiar apenas as quantidades e, em caso de níveis de glicose alterados, dar preferência a algumas. Peça sempre ao seu nutricionista aquelas que são mais adequadas para si.

Comer bem é um prazer. Ainda mais se soubermos que estamos a optimizar a saúde, tornando-nos mais saudáveis. Comece hoje mesmo a cuidar de si, pois saber comer faz mesmo a diferença.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda