Embora uma medida fundamental para estabelecer objectivos e padrões de saúde, o peso deve sempre ser complementado com medidas de altura, estrutura corporal, composição corporal e tantos outros parâmetros que, só em conjunto, nos permitem determinar o verdadeiro estado de saúde de cada qual. Ou seja, importa desmistificar o peso como medida absoluta para determinar o estado de saúde ou de equilíbrio em cada pessoa.

Não será igual o peso de 80 kg para um rapaz de 1.80 m, ao de uma senhora pós-menopausa com os mesmos 80 kg mas com 1.52 m de altura. E mesmo para duas pessoas com o mesmo peso e alturas semelhantes, importa diferenciar a composição corporal de cada uma, pois não será igual num caso com uma grande percentagem de base muscular e noutro com uma maior percentagem de gordura. O seu risco de saúde será totalmente diferente.

#PesoeMedida: emagrecer - como conseguir?
#PesoeMedida: emagrecer - como conseguir?
Ver artigo

Dito isto, o peso continua a ser uma unidade de medida fundamental na nossa escala individual de saúde, pois para além de objectiva, é uma medida de fácil determinação e também aquela que se relaciona directamente com o nosso estado corporal – e tantas vezes, acrescento eu, com a nossa auto-estima. Importa assim determinar qual será o peso a alcançar, que seja adequado à nossa saúde, estilo de vida e fase da vida.

A forma transversalmente usada e tomada como referência para caracterizar o nosso peso é o chamado IMC (Índice de Massa Corporal), que relaciona o peso e a altura.

A fórmula é a seguinte: IMC = Peso / (Altura x Altura).

Exemplo para uma pessoa de 62 kg e 1.67 m de altura: IMC = 62 / (1.67 x 1.67) = 22.23.

O valor obtido deve depois ser enquadrado com a seguinte tabela:
#PesoeMedida: qual o seu peso ideal?

Peça ajuda  ao seu nutricionista para debater este tema e ajustar o seu peso – e, mais que tudo, ajustar parâmetros para optimizar a sua saúde. Apesar disto, gosto de calcular o peso adequado a cada pessoa em intervalos onde se tome em conta o sexo da pessoa e não apenas a altura e o peso actual. Experimente a fórmula aqui.

Seja qual for a fórmula que utilize, é importante sentir-se bem com o seu peso, desde que este não interfira no seu bem-estar e saúde. Cuide da sua alimentação, torne-a mais saudável, pratique mais exercício físico, promova o seu bem-estar fisico e mental. Mas, mais que tudo, faça com que este ano seja aquele em que verdadeiramente cuida de si. Comece pelo peso mas, principalmente, comece por si! Fale já com o seu nutricionista.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda