Os pequenos excessos da quarentena, alguns desvios alimentares acumulados, mas principalmente a vontade de querer estar em plena forma, de bem com a nossa auto-estima, fazem com que nesta época os cuidados para emagrecer sejam redobrados.
Sim, emagrecer começa numa decisão. Numa decisão de querer ser mais saudável, de querer alcançar a melhor versão de nós próprios, de estarmos bem! Mas como conseguir emagrecer? Já fizemos e tentámos tudo no verão passado... e no anterior! Mas resta sempre a esperança de que desta vez resulte melhor, que sejamos mais capazes de seguir e alcançar os nossos desejos.
Todos estamos conscientes de que isto já não vai lá com dietas da moda, que funcionam apenas numa certa altura da nossa vida, que não motivam mas antes restringem. Estamos fartos e fartas de não conseguir. Queremos que seja diferente! Queremos que resulte e que nos voltemos a preocupar com um equilíbrio e não apenas com um resultado.
Para que seja possível emagrecer, desta vez sugiro alterar a forma como encara o desafio. Mais do que focar no objectivo, foque a sua energia nos passos a dar para que os resultados, de facto, aconteçam de forma natural e sejam mantidos. Comece passo a passo, pois só assim se criam novos hábitos, mais saudáveis, que nos entusiasmam e motivam.
Procure alguém que esteja consigo neste desafio: um nutricionista que, mais do que apresentar as melhores opções alimentares, as ajuste a si, aos seus hábitos, aos seus paladares e estilo de vida. Que lhe explique e motive nos benefícios dos pequenos ajustes que, combinados, fazem toda a diferença. Que esteja sempre consigo e acompanhe no percurso. Lembre-se que todos os grandes atletas têm um ou vários treinadores para os levar ao melhor nível e permitir que consigam manter a performance e o equilíbrio. Faz sentido?
  • Comece hoje!
    As grandes decisões têm de ser tomadas e não adiadas. Afinal estamos a falar da sua saúde e do seu bem-estar! Porquê adiar?
  • Identifique áreas que pode melhorar.
    Todos temos áreas que podemos melhorar na nossa forma de vida e escolhas alimentares. Muitas delas já sabemos, outras achamos que sabemos. Daí a importância de um bom nutricionista, para explicar e afinar o seu plano.
  • Mexa-se mais!
    Esta época do ano é ideal para começar uma prática de exercício. Comece por coisas simples, mas comece! Caminhar 20-30 minutos todos os dias é um óptimo começo. Se conseguir comprimir a zona abdominal e treinar a respiração, tanto melhor.
  • Beba líquidos!
    A hidratação do nosso corpo é a base da nossa saúde. Um litro a litro e meio de água por dia pode fazer toda a diferença. Há casos em que o tipo de líquidos, como chás ou infusões, ainda fará melhor. Aconselhe-se para o seu caso. Mas comece!
  • Escolha alimentos que lhe dêem prazer e sejam simultaneamente saudáveis.
    Já pensou nos seus alimentos favoritos? Quais destes poderia incluir mais vezes no seu plano de ser saudável e emagrecer? Escolha novas formas de preparar, procure especiarias para afinar paladares, varie e experimente novas frutas que não tem o hábito de comer. De facto, a alimentação é um mundo. Que bom se este mundo que é nosso for também saudável.
  • Antes de começar, faça um diagnóstico.
    Saber o seu peso, qual o peso ideal e a forma de o conseguir alcançar. Tudo isto é também feito numa consulta de nutrição. Por vezes, a distância do ponto de partida até ao nosso objectivo parece irrealista. Mas com a ajuda certa, é um caminho que lhe vai dar muito prazer e satisfação. A satisfação de conseguir ultrapassar os seus próprios receios e superar-se a si própria.
Tantos e tantos caminhos possíveis para nos tornarmos na nossa melhor versão e conseguirmos alcançar este ano a felicidade de reencontrarmos o nosso equilíbrio! Tantos e tantas possibilidades. Como descobrir aquela que vai funcionar?
Confie no seu instinto, tenha a ajuda certa de um bom profissional e faça com que neste ano de tantas mudanças possa finalmente encontrar o peso ideal, uma nova forma de encarar a realidade, de ser mais saudável e também de ser mais feliz! Este é o momento! Escolha ser a pessoa que sempre quis. Emagreça com saúde, com um plano que funcione!
NOTA:
Emagrecer é um processo que deve ter por fim o equilíbrio do seu bem-estar e saúde. Não coloque a sua saúde em risco. Seja sempre acompanhada pelo seu nutricionista.
Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda