Muitas vezes temos que mudar todo um plano alimentar, outras vezes substituir alguns alimentos mas, conjugando-os adequadamente, nas quantidades e horas do dia correctas e implementando um estilo de vida saudável, conseguiremos!
Na minha consulta de Nutrição, quando as pessoas me perguntam como conseguir definir o corpo, geralmente começam a queixar-se da sua genética, da falta de tempo, dos alimentos que não conseguem abandonar, das alterações hormonais e de tantas outras razões que parecem impedir esse tão nobre objectivo.
Começo por dar as boas notícias ao dizer que, de facto, é possível. REPITO: é mesmo possível! Independentemente das aparentes razões que até ali levaram essa pessoa a pensar o contrário. Mas se é possível, então como conseguir?
Primeiro, temos de fazer um correcto diagnóstico das possíveis causas, identificar a melhor forma de ajustar novos hábitos alimentares e quais os melhores alimentos para o desafio. Depois, juntar algumas tecnologias e/ou algumas rotinas de exercício. E, da nossa experiência, e se correctamente aplicado, funciona sempre!
Há várias estratégias alimentares para conseguir secar e definir o nosso corpo, desde o jejum intermitente às dietas cetogénicas, passando pelos ajustes de índice glicémico, níveis de hidratação e formas correctas de combinar alimentos. Todas têm os seus pontos fortes e podem ser recursos a que muitas vezes temos de recorrer para que o nosso corpo se livre dos excessos de gordura e consiga preservar e evoluir na definição da estrutura muscular, níveis de hidratação e saúde em geral.
Quanto a alimentos a incluir, também variam de acordo com cada caso e, mais que tudo, com os objectivos particulares de cada pessoa, mas podem incluir claras de ovo, peito de frango e atum, como importantes fontes de proteína, correcta hidratação, ajustando níveis de ingestão de líquidos, redução de hidratos, eliminação de álcool e açúcares, equilíbrio de alimentos ricos em ácidos gordos essenciais, como alguns frutos secos. Mas volto a dizer: terá de ser sempre um plano individualizado e ajustado ao seu corpo e exercício praticado.
Importante referir que qualquer estratégia para definir e secar o seu corpo jamais deve comprometer e/ou condicionar a sua saúde, sob o risco de não poder ser mantida a médio prazo e contrariar o propósito inabalável de fomentar e melhorar a saúde.
Saliento também que, para que os resultados se possam manter, implica sempre uma real mudança de hábitos e muitas vezes de estilo de vida, mas a verdade é que cada pessoa, ao sentir-se melhor e mais contente com a sua saúde e com o seu corpo, procurará fidelizar hábitos e rotinas que a trouxeram até aqui, minorando tentações alimentares que muitas vezes condicionam a durabilidade destes resultados. E mesmo nesses casos pontuais, o seu nutricionista dará estratégias para, sem nunca prejudicar a sua saúde, poder corrigir e “penitenciar” esses desvios retomando o caminho do equilíbrio e definição corporal. Vamos começar a definir o seu corpo?
Comentários