Segundo a OMS, há mais de 420 milhões de pessoas no mundo com diabetes, estimando-se cerca de 1.5 milhões de mortes anuais pela doença. Em Portugal, dados recentes indicam que na população entre os 20 e os 79 anos (7.7 milhões de pessoas), cerca de 13.6%, mais de um milhão de portugueses, têm diabetes!
Hábitos de saúde equilibrados, como atividade física regular, escolha criteriosa alimentar, horários de refeições ajustados, sono regular e estabilidade emocional, parecem ter sem dúvida um enorme papel no equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue e, com isso, na prevenção e estabilização da doença.
Sabemos também que o peso em excesso é um dos principais fatores de risco da diabetes, pelo que a simples perda de peso e a sua normalização têm grande importância. Se necessita de o fazer, aproveite o início deste novo ano para começar a sua jornada no caminho de ser mais saudável, recuperar a sua auto-estima e reequilibrar o seu peso. Peça ajuda ao seu nutricionista!
Actividade física regular
A prática de uma atividade física regular é sem dúvida um dos pilares na prevenção e equilíbrio da diabetes, na medida em que promove um equilíbrio maior dos níveis séricos de glicose e, como tal, de uma melhoria, quer nos sintomas, quer no prognóstico da doença. Mas mais importante do que gastar calorias uma ou duas vezes por semana, aqui a regra será tornar o exercício regular e, se possível, diário. Crie rotinas diárias, como caminhadas ligeiras, deixar o carro mais longe, sair na estação de metro anterior, evitar o elevador, tudo pequenos hábitos que façam praticar um pouco mais de exercício. Comece hoje!
Escolha sensata de alimentos
Sabemos que a alimentação correta é sempre a base de uma saúde otimizada. Na diabetes a escolha e combinação de alimentos deverá ser ainda mais criteriosa, especialmente no que toca aos teores de açúcar e aos índices glicémicos, mas também sem exageros. Não devemos proibir, mas aconselhar; não devemos eliminar, mas educar. São estes os princípios-base que nos devem orientar, mas sabemos que quando os valores de glicose no sangue estão muito desequilibrados, será imperativa uma intervenção alimentar de fundo. Peça ajuda ao seu endocrinologista ou nutricionista, para que nada falhe e não faça ajustes por si sem supervisão.
Horários entre refeições
Um dos cuidados na gestão dos níveis de açúcar no sangue será sempre ajustar horários entre refeições. Procure ter especial atenção a registos de moda, como o jejum intermitente ou outros que possam interferir negativamente nos seus valores. Procure sempre ajuda especializada e, como estratégia, será sempre bem fazer refeições com intervalos regulares e com alimentos que permitam minimizar oscilações bruscas no nível de açúcar no sangue.
Outros hábitos, como uma correcta hidratação, restringindo bebidas açucaradas e bebidas alcoólicas e energéticas, serão também princípios-base na gestão e controlo da diabetes e, claro, da sua saúde. Ajustar o seu peso, os alimentos que escolhe, as suas combinações e horários, exercício regular e constante, reequilibrar rituais de sono e estabilizar componente emocional, são passos fundamentais para prevenir a diabetes e, se já existe, moderar toda a sua progressão e sintomas.
Mas lembre-se: a diabetes é uma doença crónica que necessita de vigilância constante e médica. Esteja atenta(o) a sintomas como sede constante, dificuldade de cicatrizar feridas, perda de visão e, claro, aos valores analíticos das suas análises sanguíneas, que deverá fazer periodicamente. Prevenir será sempre melhor do que remediar, pelo que sugiro que comece o novo ano ajustando os seus hábitos de vida, de exercício e, claro, os hábitos alimentares com a ajuda do seu nutricionista.
Um feliz 2023, repleto de saúde.
Comentários