Apesar do que foi dito acima, antes de começar a perder peso, qualquer pessoa deve perguntar-se: porquê ter de o fazer?  Foram hábitos antigos que agora queremos mudar? Foi uma fase ou um escape emocional que nos fez refugiar na alimentação? Engordámos, afinal, porquê? O que nos levou a este ponto? O seu nutricionista deve sempre ajudar a perceber as possíveis causas e encontrar as melhores soluções para o seu caso, para que consiga, mais do que perder peso, tornar-se mais saudável e sustentar os resultados obtidos.

Estima-se que apenas 5% das pessoas que perderam mais de 10% do seu peso inicial consigam manter os resultados, passado apenas um ano! É sem dúvida uma estatística preocupante na qual devemos refletir se não queremos estar todos os anos com este desafio. Claro que quando decidimos perder peso ou emagrecer, queremos que seja um processo rápido. O mais rápido possível. Queremos sempre tudo para ontem depois de termos decidido. Pois, então, como o conseguir? Faz sentido usar as dietas da moda ou se calhar o jejum intermitente? Afinal, quando são apenas uns quilos, qualquer processo de emagrecimento deverá resultar.

#PesoeMedida: combinar alimentos para uma melhor saúde
#PesoeMedida: combinar alimentos para uma melhor saúde
Ver artigo

Como nutricionista que trabalha no dia-a-dia em ajudar pessoas a encontrar o seu equilíbrio, a perderem quilos e a serem mais saudáveis no processo, devo alertar que não existem soluções mágicas. Existem, sim, dinâmicas, combinações, truques e afinações alimentares que permitem chegar ao objectivo, promovendo a saúde e conseguindo no final manter os resultados. Só assim faz sentido se for para nunca mais voltar a engordar. Mas aí o processo tem de ser personalizado, para que seja coerente com a fase da vida e estilo de vida de cada pessoa, seguindo os seus gostos, e que seja exequível no seu dia-a-dia. Só assim se consegue!

Há vários fatores que interferem no ritmo de perda de peso, na evolução em busca do nosso objetivo: emagrecer! E importa lembrar que, mais do que perder quilos, devemos encontrar o equilíbrio do nosso corpo, preservando a base muscular e eliminando ao máximo as gorduras que nos incomodam e prejudicam a nossa saúde. E aí não funciona qualquer dieta, qualquer regime que possamos iniciar. O que realmente funciona é encontrar novos hábitos, mais saudáveis e que sejam práticos para nós. Que nos façam redescobrir os prazeres de uma alimentação que promova a saúde e nos faça encontrar novas rotinas alimentares. Peça ajuda ao seu nutricionista, e neste verão consiga emagrecer rápido e com saúde.

Dicas para pôr em prática para quem quer emagrecer:

  1. Perceba as possíveis causas de ter aumentado o seu peso.
  2. Beba mais água e menos refrigerantes.
  3. Caminhe mais no seu dia-a-dia.
  4. Mastigue bem todos os alimentos. Este hábito vai ajudar na saciedade.
  5. Faça um jantar ligeiro, onde não faltem hortícolas e uma boa fonte de proteína.
  6. Faça pequenas refeições ao longo do dia.
  7. Procure dormir bem.
  8. Guarde as tentações para dias especiais.
  9. Substitua o sal por especiarias e ervas aromáticas.
  10. Partilhe o desafio com o seu nutricionista.
Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, do que ele realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.