De facto são perguntas pertinentes onde a resposta é ajustada sempre a cada caso, fase da vida mas também época do ano. Dou privilégio sempre às frutas da época quando os nutrientes estão mais activos e a regra da disponibilidade sazonal ajuda a manter a nossa saúde equilibrada ao longo de todo o ano.

Mas é no verão que a fruta é mais variada e também mais saborosa! O bom tempo, temperaturas altas e energia natural desta época ajudam-nos a re-descobrir paladares, texturas e o nosso corpo recebe nutrientes essenciais para a sua boa saúde. As frutas desta época são óptimas opções para refeições intermédias e, para além de refrescantes, contribuem num excelente aporte de vitaminas, minerais e antioxidantes. A sua ingestão pode ser feita de forma tradicional mas também em granizados, polpas ou sumos refrescantes onde a imaginação é muitas vezes o limite. Importante lembrar que embora práticos, os sumos de fruta, devem ser ajustados ao seu estilo de vida pois podem fornecer alguns açucares em excesso especialmente se não gerirmos as quantidades e frequência. Mas afinal que fruta escolher? Em que altura do dia? Há algumas frutas que deva preferir? As perguntas são muitas e os nossos paladares e preferências devem também ser tidas em conta.

Saliento algumas das frutas que recomendo mais mas tenha em conta que importa ingerir diariamente cerca de 3 peças de fruta por dia tendo uma alimentação equilibrada e rica em legumes e hortícolas. A escolha deve ser feita de acordo com as suas preferências embora algumas possam ser mais adequadas a praticantes de exercício, que agora no verão (e em rigor em qualquer época do ano) são mais propícios e devem ser incentivados.

Cerejas: aqui a questão será apenas gerir as quantidades. Por norma recomendo levar a quantidade ajustada a cada pessoa, colocar numa embalagem pequena, e comer apenas quando estamos longe de casa. Pois se começamos a comer e tivermos ao nosso lado quantidades superiores as tentações podem ser difíceis de resistir ;) São riquíssimas em antioxidantes, vitaminas A, B e C, fibra e água. Ajudam também na regulação do intestino e os seus “pés” podem ser usados em chás com excelentes propriedades diuréticas.

Figos: Riquíssimos em potássio e energia. Por ser um pouco doce deve ser ingerido com equilíbrio. Excelente opção após treinos e exercício físico.

Melão e Meloa: Frutos muito hidratantes mas também ricos em vitamina C, potássio e magnésio. Excelentes para final do dia em dias de calor mas vigiar as quantidades pois têm alguns açucares de absorção rápida.

#PesoeMedida: As frutas de verão engordam?
#PesoeMedida: As frutas de verão engordam?
Ver artigo

Mirtilos: Está no topo das frutas antioxidantes. Muito ricos em fibra, vitamina C e K. Uma boa sugestão será utilizar ao pequeno almoço combinado com iogurte e flocos de aveia.

Morangos: Fruto pouco calórico e muito interessante pelo agradável paladar. Também ricos em vitamina C, B9 e alguns minerais como ferro e potássio. Ficam super bem também congelados e combinados com gelatinas e iogurtes.

Alperce: É dos frutos mais ricos em potássio e por isso muito interessantes para desportistas. Ajuda a controlar picos de tentações por doces e é também muito rico em beta-carotenos que é um percursor da vitamina A. Ajuda também a prolongar o moreno da nossa pele pelo que é uma excelente opção para levar para a praia.

As opções são várias e outras frutas de verão faltam aqui descrever. Sugiro que prove todas, faça as escolhas e tenha um verão repleto de vitaminas e boa saúde. Saiba mais em nutricionista.com

 Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.