Sabemos que na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Este antigo ensinamento aplica-se também às variedades da fruta, sabendo que em cada época do ano as diferentes espécies nascem e fornecem ao nosso organismo as vitaminas e minerais de que este necessita. Aliás, no Outono, época do ano onde as temperaturas são mais amenas e já passaram as altas temperaturas do Verão, e ainda não chegamos ao verdadeiro frio característico do Inverno, é onde os frutos têm, geralmente, melhor sabor e se evidenciam as suas vantagens nutricionais. Há diversos frutos de Outono e cada qual tem a suas importância.

De entre os frutos desta época, saliento: avelãs, castanhas e nozes, mas também os dióspiros, maçãs, romãs, tangerinas e uvas.

Avelãs: riquíssima fonte de ácidos gordos mono-insaturados, vitaminas do complexo B, ácido fólico e argininina (aminoácido). São benéficas para o coração por aumentarem os níveis de HDL (bom colesterol) e diminuir o LDL (mau colesterol). Pelo facto de serem crocantes, permitem aumentar em muito a nossa sensação de saciedade, pelo que são a companhia ideal em pequenos snacks.

Castanhas: assadas ou cozidas são, sem dúvida, um dos frutos da estação. Devido ao seu teor em hidratos complexos devemos moderar o seu consumo, mas o seu teor em vitaminas A, C e E, para além do ácido fólico e potássio, fazem com que sejam super recomendadas em boa parte devido ao efeito saciante, energético e por retardarem o envelhecimento da pele.

#PesoeMedida: alimentação para toda a família
#PesoeMedida: alimentação para toda a família
Ver artigo

Nozes: importante fonte de ácidos gordos Ómega 3 e Ómega 6. Da mesma forma, oferecem doses importantes de vitamina B6, zinco, potássio, fósforo e magnésio que ajudam, e muito, na capacidade de raciocínio, aumento dos níveis de energia e destreza mental. Óptimo alimento para estudantes, protector também contra Alzheimer, alimento perfeito para incluir em refeições intermédias.

Dióspiros: um dos frutos de eleição desta estação. Embora o nível de açúcares seja um pouco elevado, a sua mais valia reside, para além do sabor, no nível elevadíssimo de carotenos, taninos, vitamina C e outros antioxidantes que reforçam as defesas do seu organismo. Experimente comer com uma colher e, por que não, adicionar um pouco de canela.

Maçã: "One apple a day keeps the doctor away"! Já o ditado revela um pouco sobre o papel protector deste fruto. Riquíssimo em pectina, contribui para estabilizar a flora intestinal mas são as suas características antioxidantes e riqueza de vitaminas que lhe confere a vantagem extra no reforço do sistema imunitário. Se guardar no frigorífico, aumentará o seu papel saciante ;)

Romãs: As bagas deste fruto têm uma capacidade antioxidante cerca de 3 vezes superior à do chá verde. É um fruto desintoxicante, rico em vitaminas A, C e E mas também em potássio, ferro, carotenos e compostos fenólicos protectores. O sumo de romã é frequentemente usado em questões de prevenção de cancro e anti-aging. Use em abundância.

Tangerinas: citrinos de excelência e super fáceis de incluir no nosso dia-a-dia. Muito ricos em vitamina C, fibra e magnésio. A regra para gerir quantidades será comer gomo a gomo, mas pode também optar por usar em sumos ou misturar em saladas.

Uvas: óptima fonte de antioxidantes protectores da nossa saúde. Coma com casca depois de bem lavadas e também com as grainhas onde se incluem poderosos compostos de longevidade. O conjunto de nutrientes existentes permite reduzir a coagulação no sangue, desintoxicar, melhorar as funções cognitivas, ajudar na prevenção de doenças como o cancro. São, ainda, um fruto excelente para pequenos snacks.

#PesoeMedida: os alimentos a preferir para uma pele bonita
#PesoeMedida: os alimentos a preferir para uma pele bonita
Ver artigo

Tal como na restante alimentação, a principal regra nos frutos de Outono é apostar na variedade. Assim, sugiro que se deixe inspirar pela diversidade de aromas, texturas, paladares e características de cada um e convide uma amiga ou amigo para partilhar os seus benefícios. Saberá bem comer fruta da época, saudável e super bem acompanhada ;)

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Na sua rede favorita

Siga-nos no Instagram