Procurarei neste pequeno texto dar alguma inspiração para que possa iniciar esta época bem hidratada, de máxima saúde, e possa também servir de inspiração à sua família e amigos. Algumas dicas:

  1. Comece logo de manhã e beba um copo de água mal acorde

É um excelente ritual para iniciar nestas férias. Passamos cerca de oito horas a dormir, onde noites quentes obrigam o nosso corpo a transpirar mais, e o ar seco provoca também maior perda de líquidos através da respiração. É para mim o melhor dos conselhos para quem nunca tem sede e não tem o hábito de levar uma garrafa de água para todo o lado. Pode aromatizar com folhas de hortelã, rodelas de limão ou até lâminas de gengibre, tudo serve para que esta rotina se torne em breve um novo prazer matinal e diário!

  1. Prepare de manhã duas garrafas pequenas

Em vez de uma garrafa grande, dosear logo de manhã para duas garrafas pequenas os líquidos que queremos beber ao longo do dia. Isso ajudar-nos-á a controlar as quantidades que bebemos. Use uma garrafa de manhã e outra de tarde. Rapidamente detectará a altura em que precisa de estar mais atenta e no final do dia poderá avaliar melhor. Lembre-se que esta é apenas uma sugestão. Há pessoas que preferem uma grande garrafa, mas por vezes a logística do transporte poderá dificultar . Em rigor, todas as estratégias são válidas desde que a ajudem no objectivo: hidratar o seu corpo.

#PesoeMedida: emagrecer no Verão
#PesoeMedida: emagrecer no Verão
Ver artigo
  1. Experimente beber líquidos ao longo do dia e a diferentes temperaturas

Água fresca acabada de sair do frigorífico, ou com cubos de gelo, água à temperatura ambiente ou até chá a temperaturas mais quentes. Em diferentes situações, alterar as temperaturas pode ajudar a aumentar a ingestão de líquidos. E de nada serve chegar ao final do dia e ingerir 1,5 l de água de seguida. Prefira ir bebendo ao longo do dia, em pequenos goles.

  1. Água, chás, infusões

A água deverá sempre ser a escolha certa e primordial. Variar as marcas de água pode ajudar também em termos de saúde, devido aos sais existentes em diferentes proporções, que o organismo consegue aproveitar de uma forma eficiente. Mas também os chás e as infusões são ótimas opções para motivar a correta hidratação. Procure evitar refrigerantes e bebidas açucaradas ou com álcool.

  1. Ajuste quantidades

Por norma, 1,5 l deverá ser a quantidade de água e líquidos a ingerir em cada dia. Sabemos que as necessidades são maiores em homens, atletas, grávidas e aleitantes, podendo chegar a 3 l facilmente nestes casos. A quantidade certa poderá também ser ajustada pelo seu nutricionista, de acordo com as suas necessidades específicas.

Mais que tudo, busque o prazer da rotina de hidratar o seu corpo. Comece de manhã, varie os líquidos que bebe e, mais que tudo, ajuste as quantidades de acordo com o seu estilo de vida.

Um litro e meio de líquidos por dia... nem sabe o bem que lhe fazia ;)

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.