Por dia devemos comer cerca de 3-5 porções de fruta, sendo que cada porção deverá ter aproximadamente cerca de 150 g. Esta é a quantidade que assegura os nutrientes necessários para preservar e otimizar a saúde. As vitaminas, minerais, fibras e compostos anti-oxidantes, presentes na fruta, optimizam a nossa saúde e são capazes, se corretamente utilizadas e combinadas com outros alimentos igualmente importantes, de prevenir doenças como as cardiovasculares, o cancro, a obesidade, a diabetes e outras tantas complicações de saúde.

Esta fruta deve ser diversificada para, com isso, podermos aproveitar o melhor de cada fruto que escolhemos. Disponíveis em diversas formas, desde a tradicional, a desidratada até aos sumos, a fruta é uma excelente opção para refeições intermédias, sendo muito versátil e prática.

Não esquecer também que os frutos secos são também frutos e devem fazer parte de uma alimentação rica e variada. As avelãs, amêndoas e tantos outros, podem reforçar também a sua alimentação, contribuindo estas, entre outros, nos ácidos gordos essenciais, minerais e oligoelementos. Novamente aplica-se aqui a regra de ouro da alimentação saudável: diversificar alimentos!

Atualmente temos disponibilidade para comer qualquer fruta em qualquer época do ano, embora saibamos que na sua época correcta de maturação, as frutas apresentam os níveis máximos de vitaminas, sabor e adequação nutricional. Durante todo o ano encontramos nesta fase as amoras, o ananás dos Açores, a banana da Madeira e o limão. Tal como estas, também a maçã e a pêra estão presentes quase todo o ano.

Mas é nesta fase — de abril e maio — que os morangos e nêsperas estão no seu melhor. A partir de maio e junho, os frutos de verão chegam em força, com os alperces, as cerejas, os figos, a melancia e, mais para a frente no ano, os pêssegos, o melão, a meloa e as uvas. A partir de outubro e novembro, a laranja, a tangerina e o dióspiro.

Procure assim escolher as frutas que mais gosta, mas tendo sempre em conta a fase do ano e maturação de cada fruta. As suas defesas sairão reforçadas e a variedade de texturas, sabores e composição nutricional, farão optimizar a sua saúde e estilo de vida saudável.

Uma nota sobre o açúcar presente na fruta, a frutose. Sabemos que cada fruta apresenta níveis de absorção diferente de açúcar. Se tiver que vigiar a diabetes, prefira frutos com mais fibra e tente evitar os sumos de fruta, onde este açúcar é absorvido de forma demasiado rápida, podendo levar a desequilíbrios. Claro que todas estas questões devem ser enquadradas com o seu estilo de vida e conjunto das outras opções alimentares. Procure ajuda do seu nutricionista para que deste equilíbrio surja uma nova versão de si: mais saudável.

Aproveite esta época para provar frutos que nunca tenha provado, degustar e redescobrir paladares e combinações que lhe façam bem ao corpo e também à alma ;)) A alimentação saudável é também isto.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.