Há alturas, geralmente ao final do dia, em que os picos de apetite aparecem e necessitamos de pequenas ajudas para conseguir gerir e domar os apetites que por vezes parecem insaciáveis.

Nestas alturas, os mecanismos cerebrais responsáveis por ativar o centro de saciedade parecem não ter controlo e ultrapassam muitas vezes o razoável, levando-nos a optar por alimentos de saciedade rápida, que elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue e em quantidades que sabemos que são exageradas. A questão que se coloca é: haverá snacks para tirar o apetite?

#PesoeMedida: comer saudável – quais as combinações certas?
#PesoeMedida: comer saudável – quais as combinações certas?
Ver artigo

Sim, há! Mas por onde começar? A regra de ouro para tudo correr bem é como em outras situações da nossa vida: antecipar as potenciais necessidades e ter ao nosso lado, e sempre na nossa despensa, alguns alimentos saborosos, capazes de saciar, e que em situações de S.O.S. consigam evitar danos maiores!

Vários estudos indicam que alimentos ricos em potássio conseguem controlar estes picos de apetite e domar o nosso centro de saciedade. Vamos então começar por ter sempre em casa alguns alimentos destes: alperces secos, sementes de abóbora, abacate, iogurte.

Outros estudos sugerem que alimentos ricos em ácidos gordos essenciais também têm grande capacidade de controlar a saciedade. Vamos por isso incluir também a castanha do Brasil, as avelãs, as amêndoas e as nozes. Há outros, ainda, que indicam que a combinação de proteína e ácidos gordos é a melhor combinação para nos tirar o apetite. Neste aspecto, o ovo é um alimento que funcionará em pleno.

Sabemos também que a fibra digestiva — presente em alimentos como a maçã, cenoura, aipo, pepino — é também uma excelente opcão para controlar a saciedade, pelo que também serão alimentos a ter presentes.

Depois de ter reunido estes alimentos e de os ter sempre na sua despensa, indico então algumas ideias para os combinar, embora aqui a sua imaginação possa dar um toque ainda mais pessoal e valorizar ainda mais as combinações que evitarão tentações mais perigosas e farão excelentes snacks para tirar o apetite. Use e partilhe.

Opção 1:

Ovo cozido e 2 nozes. Para dias em que a refeição seguinte seja mais tardia e necessite de energia para “aguentar” este tempo de espera, a combinação de ovo com 2 nozes estabiliza muito o apetite e servirá perfeitamente para um lanche rápido e saciente.

Opção 2:

Iogurte com avelãs trituradas. Escolha um iogurte magro e sem aditivos, e junte-lhe as gorduras saudáveis de algumas avelãs. Por serem trituradas e obrigarem a trincar, reforçam a sensação de saciedade e estabilizam o humor. Experimente.

Opção 3:

Talos de aipo em iogurte. Outra excelente escolha onde pode usar o iogurte como 'dip' ou partir os talos do aipo em micropedacinhos e usar para dar sabor ao iogurte natural. Experimente também com cenoura crua fresca.

Opção 4:

Abacate com pepino. Esmague o abacate, coloque um pouco de sumo de lima, para activar o sabor, e desfrute com talos de pepino. Excelente opção para desportistas, que necessitam de energia boa, mas não esquecer que o abacate tem muitas calorias — por isso, consumir em equilíbrio.

Opção 5:

2 alperces secos e 2 castanhas do Brasil. Devido ao teor elevado de fibra, os açúcares dos alperces são muito pouco absorvidos, e quando combinados com os ácidos gordos e o potássio da castanha do Brasil, neutralizam na grande maioria das vezes qualquer saciedade ou pico de apetite. Recomendo a experimentar.

Haverá tantas outras opções, tantas quantas a sua imaginação permitir. Ajuste com o seu nutricionista as doses, as combinações e as quantidades, para que sejam de verdade as opções correctas para si. Desfrute e partilhe em boa companhia e controle a sua saciedade de forma inteligente.

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.