Não é só para mexer e aromatizar o café, ou encharcar o pastel de nata, que a canela é útil. No universo da Beleza, esta especiaria vem dar uma pitada de benefícios com as suas propriedades anti-oxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias, quer seja em óleo essencial, proveniente da casca da árvore 'Cinnamomum', ou em pó.

Se sempre se socorreu de receitas caseiras, a pandemia veio dar ainda mais destaque à técnica DIY (do it yourself, faça você mesmo), e o que não faltam são receitas que incluam canela nos ingredientes e se prolongam no tempo.

Mas atenção: os dermatologistas apontam para a necessidade de se ser cauteloso, porque o que resulta para alguns, não resulta para todos.

Tudo o que sempre quis saber sobre… vinagre de maçã na Beleza
Tudo o que sempre quis saber sobre… vinagre de maçã na Beleza
Ver artigo
No rosto

Como é rica em compostos antioxidantes, antibacterianos e anti-inflamatórios, a canela contribui para reduzir as impurezas e o excesso de gordura. Neste sentido, pode ser tida como um esfoliante que auxilia no combate ao acne, tornando a pele macia.

Como sugestão para aplicar esta especiaria numa receita caseira, pode juntar canela em pó e mel, formando uma pasta, deixar atuar no rosto durante 10/15 minutos e depois hidratar.

Embora seja possível usar como máscara facial, não deve colocar esta especiaria sozinha diretamente na pele, já que corre o risco de causar irritações por conter compostos bastante fortes. Por este motivo, as peles sensíveis não entram nesta equação.

Na pele

Devido às suas propriedades antioxidantes, que irão combater os radicais livres — responsáveis pelo rápido envelhecimento das células — e eliminar as toxinas, a canela pode atenuar a flacidez, através de, por exemplo, um óleo essencial.

No cabelo

A par das propriedades e das vitaminas que contém, a canela proporciona um efeito termogénico. Assim, acelera o metabolismo e aumenta, consequentemente, a circulação sanguínea — incluindo a do couro cabeludo. Desta forma, pode ajudar no crescimento dos fios de cabelo.

Da mesma maneira que no rosto é necessário tomar algumas precauções, no cabelo o apelo mantém-se. Em raizes mais sensíveis ou irritadas, a canela deve ficar longe da vista e do coração.

Tudo o que sempre quis saber sobre… canela

Além destas aplicações mais localizadas, é na saúde em geral que se encontram mais dos incontáveis benefícios desta especiaria. Entre eles está o facto de reduzir os níveis de açúcar no sangue, o que a torna uma preciosa ajuda para diabéticos, e de melhorar a função digestiva.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.