Muito se fala sobre o metabolismo, mas será que realmente sabe do que se trata? O metabolismo consiste num conjunto de reações bioquímicas, que se relaciona com a transformação e utilização da energia (ou calorias) proveniente dos alimentos. Para manter a saúde do nosso organismo e o peso, é fundamental manter o metabolismo regulado e acelerado, de forma a que este seja superior ao consumo de calorias ingeridas.
A alimentação é essencial para manter o metabolismo no ritmo certo. Existem alimentos chamados termogénicos que são conhecidos por potenciar este processo, pois é necessária maior energia na sua digestão. A Miranda traz-lhe uma lista de seis desses alimentos, para incluir na sua dieta.
Café - Há muito que se conhece os efeitos do café no ritmo do metabolismo, graças à sua alta percentagem de cafeína. No entanto, deve ser tomado com moderação para situações como insónias.
Canela - Com uma ação poderosa antioxidante e anti-inflamatório, a canela promove uma ação termogénica no organismo, sobretudo quando acompanha chás ou frutas. Também é óptima para controlar o colesterol alto e o diabetes.
Gengibre - Por conter os compostos 6-gingerol e 8-gingerol, o gengibre aumenta a produção de calor e de suor, o que promove o emagrecimento e prevenção do ganho de peso. Além disso, melhora a digestão e combate os gases intestinais.
Pimenta e malagueta - Estas são ricas em capsaicina, uma substância com propriedade antioxidantes e anti-inflamatórias, que ajuda a acelerar o metabolismo. Contudo, devem ser consumidas com cautela, já que em grandes quantidades podem irritar o estômago.
Chá verde - Outro ingrediente bem conhecido na promoção do metabolismo, por ser rico em flavonoides e cafeína. Tem ainda um efeito diurético, que ajuda a reduzir a retenção de líquidos.
Brócolos - Devido à quantidade de vitamina C e cálcio presente nos brócolos, estes são óptimos para acelerar o metabolismo e promover a queima de gordura. Tem ainda outros benefícios como fortalecer o sistema imunológico, ser um poderoso antioxidante, ajudam no funcionamento do intestino, a desintoxicar o fígado e estimulam a produção de energia.
Comentários