Rotina: a chave para evitar noites mal dormidas

O ser humano é um animal de hábitos. Por muito que saiba bem fugir da rotina, elas são necessárias para o nosso bom funcionamento, em especial quando falamos do sono. Ter hora certa para acordar e deitar ajuda o nosso corpo é fundamental para melhorar a qualidade do sono. E claro, evite ao máximo as sestas, só lhe trarão insónias ao final do dia.

Crie o ambiente certo para uma boa noite de sono

Tornar o quarto num verdadeiro santuário do sono, é mais de meio caminho andado para uma noite de descanso. Como? Comece por ter uma cama, almofadas e roupas de cama, que lhe garantam o máximo conforto. Reduza ao máximo a intensidade das luzes, incluíndo as que possam vir do exterior, assim como os sons.

Zzzz... 7 gestos para ter uma boa noite de sono
The Ritual of Jing Pillow & Body Mist, € 17,50, Rituals

E claro, desligue tudo o que são aparelhos eletrónicos e opte por um bom livro. Para um toque especial, pulverize a sua almofada com lençóis com um spray de lavanda que contribui  para um sono mais relaxante.

Não consegue adormecer? Saia da cama!

Desde crianças que ouvimos os nossos pais dizerem para irmos para a cama "que o sono vem". Ora, parece que nem sempre os pais têm razão. Os médicos aconselham a que se levante da cama, caso não consiga adormecer no espaço de 20 a 30 minutos. Regresse apenas quando já tiver pronto para dormir, caso contrário, pode ficar mais ansiosa e aumenta a dificuldade em adormecer.

Bela Adormecida: 5 apps que a vão ajudar a dormir como um bebé
Bela Adormecida: 5 apps que a vão ajudar a dormir como um bebé
Ver artigo
Experimente a meditação

Há muito que se conhecem as vantagens da meditação na promoção da nossa saúde. O controlo da respiração, ajuda a reduzir da ansiedade e o stress, preparando-nos, não só para um dia de trabalho, como para uma boa noite de sono. Se lhe for difícil fazer sozinha, existem apps para lhe darem uma ajuda.

Tenha atenção ao que come e quando come

A alimentação também tem um papel importante na qualidade do nosso sono, em especial, se sofre de refluxo gástrico, sensação de enfartamento ou outros problemas gástricos. Opte por refeições leves e algumas horas antes de se deitar. Para evitar idas à casa de banho durante a noite, é boa ideia reduzir nos líquidos.

O exercício físico é indispensável

Quando dizemos que o exercício físico é fundamental, é porque é mesmo. A sua prática regular liberta neurotransmissores que promovem a sensação de bem-estar, reduzindo o stress e a ansiedade. Uma simples caminhada já fará a diferença!

A evitar: café e álcool

E todo o tipo de estimulantes, incluindo chá verde, chá preto ou bebidas energéticas, que farão tudo para nos manter bem despertos e enérgicos.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.