Já pararam para pensar no sentido que faz haver cremes específicos para homem? Sempre achei redutor quando numa perfumaria me deparo com uma prateleira de cremes para o público masculino e depois com mil prateleiras para os cremes de mulher. É como se as mulheres tivessem direito a ter vários tipos de pele e os homens tivessem direito a ter apenas pele... de homem.

Nunca fui muito nesta cantiga e ainda bem que o mercado está a mudar. Já se vêem cada vez mais marcas a criar linhas mais neutras no packaging e no branding, e a comunicar que os seus produtos servem ambos os géneros, pois todas as peles têm as suas particularidades, independentemente de serem de homem ou de mulher.

Também é este o posicionamento da Biologique Recherche, que não precisou de se reinventar no mercado, pois sempre olhou a pele como um tecido que está em permanente metamorfose e que precisa de ser cuidada conforme a condição em que se apresenta no momento. Esse respeito fundamental pelo “skin instant” é também a premissa para uma variedade tão ampla de produtos que servem tantos “momentos” cutâneos, tanto em gabinete, com o profissional de estética, como em casa, com os produtos por ele prescritos.

#ÁguaPelaBarba: gordos e ricos – como fiquei fã de cremes hidratantes
#ÁguaPelaBarba: gordos e ricos – como fiquei fã de cremes hidratantes
Ver artigo

Tive a honra de ter tido recentemente contacto com a marca através da sua facialista principal em Portugal, Ana Teresa Sequeira. E qual é a maneira mais digna de se ter contacto com uma marca tão respeitada no mercado dos gabinetes de estética? Pois claro que é deitado numa marquesa. A minha pele e aquelas mãos, aquelas mãos e a minha pele, que se contactaram e se fundiram numa só para se fazerem em luz e firmeza. E que honra, pois estamos a falar de quem forma qualquer facialista que pretenda trabalhar com os produtos Biologique Recherche no país.

Foi na Rua Júlio Dinis, no Porto, que fui recebido pela Ana Teresa no seu gabinete, o único equipado com a oferta mais completa de produtos, aparelhos e tratamentos da marca. Tendo sabido disto na hora, foi impossível esconder o brilho nos meus olhos por reconhecer imediatamente que estava prestes a ter acesso a uma experiência única e reveladora.

Depois de um scan facial, onde foi feito um rigoroso diagnóstico à minha pele, entreguei-me àquele ritual que a transformou até hoje. Tive dois grandes momentos de epifania. O primeiro com a máscara de olhos: logo após a remoção da mesma, verifiquei que o contorno dos olhos estava imaculado, luminoso e com as rugas preenchidas. E não precisava de mais nada. A sério. Podia ter-me ido embora naquele momento e aproveitado o resto de sexta-feira, que já tudo tinha valido a pena. Vou querer esta máscara para o resto da minha vida.

O segundo momento não foi logo muito depois, quando comparei as duas metades do rosto e uma estava nitidamente mais firme e rija, após o procedimento da bioelectroterapia. No final da sessão, as sobrancelhas e as bochechas estavam num lift pleno, que espero ver muitas mais vezes.

#ÁguaPelaBarba: Biologique Recherche e o luxo de ser homem
créditos: Eu e a mão da Ana Teresa Sequeira

Mas aquele meu estado de graça não se ia ficar por ali. Grande parte do tratamento havia sido direcionado para condicionar a minha pele extremamente sensível e reactiva, e foi nessa mesma direcção que seguiu a prescrição feita no final. Para casa, trouxe alguns produtos que me iriam ajudar a melhorar a pele sensível, mas também a melhorar a sua firmeza. Tenho de referir o P50, um dos favoritos desta engenheira da pele. A Ana Teresa considera-o um essencial, apesar de muitas vezes ser mal compreendido (sobretudo quando usado sem orientação prévia de um profissional).

#ÁguaPelaBarba: Biologique Recherche e o luxo de ser homem
créditos: Biologique Recherche, P50

Esta loção faz uma micro esfoliação e o seu nome faz referência ao número de dias em que a pele completa o seu segundo ciclo. Podemos assim dizer que depois de 50 dias, podemos esperar no mínimo uma pele luminosa. E com mínimos destes, de que é que precisamos mais? Ainda levei o sérum Erythros, que tem sido essencial para acalmar a pele sensível, cheia de pequenos vasos sanguíneos. É acalmante e anti-inflamatória, e tem cumprido o seu dever. Além destes dois, ainda veio comigo o sérum VG Tensil, que actua na flacidez e, portanto, é reafirmante e forte no poder do lifting.

#ÁguaPelaBarba: Biologique Recherche e o luxo de ser homem
créditos: Biologique Recherche, Erythros
#ÁguaPelaBarba: Biologique Recherche e o luxo de ser homem
créditos: Biologique Recherche, VG Tensil

Vejam aqui os outros cremes e séruns que completam a minha rotina de pele.

A Ana Teresa tem mais de 40 anos de experiência e diz que adora peles mal tratadas. Só alguém com muita confiança no seu trabalho e nos produtos que usa pode fazer uma afirmação destas. Porque, afinal, peles mal tratadas há as de homem e as de mulher, e só umas mãos experientes como as dela são capazes de acabar com os dualismos de género. Sem poções mágicas, sem pozinhos de perlimpimpim, apenas com os ingredientes activos de alta qualidade e com as fórmulas de elevada concentração que a Biologique Recherche entrega.

Além de secretamente estar a construir a sua própria marca de Moda (shhhh...), Bruno Reis é o responsável pelo Marketing e Comunicação de marcas de Beleza. Entre a criatividade e a estratégia, já foi actor, professor de yoga, gestor de redes sociais, fotógrafo e director de casting.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.