Olhe com atenção para as suas mãos. Diria que denunciam a sua idade? A verdade é que sempre ouvimos dizer que o envelhecimento surge primeiro nas mãos, com o aparecimento de manchas, flacidez e rugas na pele. Estivemos à conversa com a dermatologista Dra. Ana Nogueira, para tentarmos perceber se é realmente verdade e de que forma podemos evitar e tratar o envelhecimento precoce das mãos.
O envelhecimento surge primeiro nas mãos?
“As mãos são dos locais do corpo onde se nota primeiro o envelhecimento (não necessariamente o primeiro local), pela exposição permanente a agressões ambientais”, explica a especialista. Tal como a pele do rosto, as mãos são uma parte do corpo que está sempre em contacto com agressores, como a poluição, o frio, o calor e, claro, a exposição à ação do Sol que, quando prolongada, acelera o envelhecimento cutâneo, diminuindo a elasticidade e a densidade da pele.
Para além disso, há rotinas diárias que acabam por fragilizar a pele das mãos, como as lavagens frequentes e o contacto com produtos químicos, como produtos de limpeza e, nestes últimos anos, o uso constante do álcool-gel.
Como podemos prevenir?
Apesar de podermos seguir alguns cuidados, “nunca conseguimos prevenir totalmente o envelhecimento das mãos”, afirma. Ainda assim, a Dra. Ana reforça que o uso diário de fotoprotector de índice superior a 50 é aconselhável e deve ser reaplicado ao longo do dia. “E pessoas cronicamente expostas ao Sol devem ter cuidados redobrados. Para além disso, o uso frequente de emoliente, sobretudo após as lavagens, ajuda a restaurar a barreira cutânea. Idealmente, nos trabalhos domésticos, devem usar-se luvas”.
Como tratar?
Para além dos produtos de skincare que ajudam a combater o envelhecimento precoce, também existem tratamentos estéticos capazes de tratar o desgaste da pele. “Sendo que os tratamentos mais utilizados para o rejuvenescimento das mãos são fontes de luz (mais frequentemente luz intensa pulsada) para clareamento das manchas, preenchimento com ácido hialurónico para aumentar o volume e elasticidade da pele, e bioestimuladores de colagénio para aumentar a firmeza”, finaliza.
Comentários