As ampolas para o rosto não são novidade no mundo da Beleza. Usadas como um boost que responde às necessidades da nossa pele, são uma poção mágica que atua de forma potente e eficaz. No entanto, apesar de já estarem há muito no mercado, continuam a ser para muitas um mistério, quer na sua função na rotina de cuidados de rosto, quer na forma como devem ser aplicadas. Para desmistificar tudo sobre este produto, a Miranda pediu ajuda a uma marca especialista na matéria, a Martiderm, de forma a ajudá-la a usufruir em pleno da potencialidade das ampolas.

A fórmula para reparar a pele depois da praia está nas ampolas da Martiderm
A fórmula para reparar a pele depois da praia está nas ampolas da Martiderm
Ver artigo

Se antes eram muito associadas à medicina estética, hoje encontramos ampolas para o rosto para as mais diversificadas funções e num rol de marcas que vai das de luxo às ditas de supermercado. A característica que as distingue, por exemplo, dos séruns, é a capacidade de conservar ativos de alta qualidade e concentração, como proteoglicanos e vitamina C pura. Isto faz com que o produto chegue às camadas mais profundas da epiderme, potenciando os seus melhores benefícios à pele, como explica um especialista da equipa Martiderm.

Como incorporar as ampolas na sua rotina de cuidados de rosto?

Em primeiro lugar, as ampolas podem ser usada em qualquer tipo de pele, da mais jovem à mais madura, da mais oleosa à seca. A preocupação é apenas uma: atender às necessidades de cada um. Podem ser usadas para restabelecer os níveis de hidratação, para tornar a tez mais luminosa e uniforme, ou para combater os sinais de envelhecimento, como rugas e falta de firmeza.

Como tal, a aplicação do tipo de ampolas pode ir alternando ao longo do ano. Aliás, a Martiderm explica que é um dos truques para a otimização dos resultados visíveis, já que, ao longo do ano, a nossa pele tem diferentes estados. Por exemplo, depois da praia e das agressões do sol, as necessidades poderão ser hidratação ou  tratamento de manchas; mas durante o inverno, as necessidades já são diferentes, com a pele a necessitar de uma ampola mais rica e que trabalhe mais a firmeza.

8 ampolas de supermercado abaixo de 20 euros para a pele e cabelo
8 ampolas de supermercado abaixo de 20 euros para a pele e cabelo
Ver artigo

A marca lembra que a principal indicação a ter em mente é procurar sempre um aconselhamento profissional e descrever muito bem como sente a sua pele e quais são as suas necessidades. Pode até pedir uma amostra e experimentar a ampola que melhor se adequa àquele momento e estado da sua pele, de forma a evitar reações alérgicas ou sensibilização da mesma.

E a famosa vitamina C? Pode ser usada todos os dias como outras ampolas?

A vitamina C não é fotossensibilizante. No entanto, ela é, sim, fotossensível, o que quer dizer que sofre uma rápida degradação quando exposta ao sol. O indicado na altura de exposição solar continuada e intensiva, como um dia de praia, é fazer essa aplicação apenas à noite. E, claro, utilizar sempre (mas sempre) protetor solar.

Como aplicar corretamente uma ampola de rosto?

A ampola é sempre o primeiro passo da sua rotina diária de cuidados da pele após a limpeza. Deve ser aplicada no rosto, pescoço e decote, de manhã e/ou à noite, dependendo da ampola utilizada. Usar de forma continuada, tal como um creme ou um sérum, vai permitir resultados visíveis mais rapidamente, já que potencia a sua ação. Depois de abertas, as ampolas podem ser usadas mais do que uma vez, no entanto, é obrigatório ter o atenção o período em que estas estão em contacto com o ar, já que a fórmula pode tornar-se instável.

Mas existe ainda um ponto que parece gerar controvérsia junto de quem utiliza ampolas:

Qual a forma correta de abrir a cápsula? 

As ampolas Martiderm facilitam-nos a vida, graças ao seu sistema de abertura fácil, Easy Open. Ou seja, com o auxílio de um acessório, é possível partir a mesma de forma segura e eficaz. Contudo, nem todas as marcas dispõem desse precioso ajudante e, por isso, são necessários outros cuidados que vamos explicar passo a passo.

1º passo: Agitar suavemente a ampola, de forma a misturar os seus ingredientes.

2º passo: Apoiar a ampola numa superfície lisa e segurar em baixo, com uma mão, utilizando os dedos.

3º passo: Com os dedos da outra mão, e auxílio de um lenço de papel ou disco de algodão, exercer pressão sobre a parte de cima, para que esta parta na zona da curva (existem ampolas que indicam o local certo). A pressão deve ser feita sempre no mesmo sentido até abrir.

4º passo: Coloque uma determinada quantidade do produto na sua mão e espalhe pelo rosto, delicadamente.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda