Na saúde da mulher, há uma fase muitas vezes ignorada, envolta em conversas silenciosas e desconforto: a perimenopausa. É uma etapa que surpreende muitas mulheres desprevenidas e mal preparadas. Alyssa Milano, atriz de sucesso da sitcom dos anos 80/90 “Who’s the Boss” (em português, “Chefe Mas Pouco”), mas também produtora, apresentadora, empresária, humanitária e autora de best-sellers do New York Times, atualmente com 51 anos, decidiu que é hora de romper o silêncio e iniciar uma revolução na saúde das mulheres, especialmente entre as millennials pioneiras, trilhando um caminho de autonomia informada.
Juntamente com Sadhvi Siddhali Shree, monja, oradora TEDx, ativista, cineasta premiada e diretora espiritual do Siddhayatan Tirth & Spiritual Retreat Center, encontra-se a trabalhar na realização e produção de "BALANCE: A Perimenopause Journey", uma série sobre a experiência da perimenopausa e o empoderamento das mulheres, com o objetivo de capacitar as mulheres a atravessarem esta transição com confiança.
Até porque, os millennials não são estranhos ao ativismo. Criados na era digital, aproveitaram o poder da informação, desafiando normas desatualizadas e exigindo responsabilidade. No entanto, quando se trata da perimenopausa, muitas mulheres ainda não sabem o que esperar. Sentem-se perdidas, enquanto enfrentam mudanças corporais para as quais nunca foram preparadas.
E é por isso que a informação sobre o tema é tão importante e o apelo é real: as Millenials que cresceram com a chegada da internet às nossas vidas, que conheceram um antes e um depois, estarão em breve na perimenopausa, se já não estiverem a passar por ela. E é por isso que é tão importante falar sobre isso e que sejam agentes da mudança. Que incitem a que se fale sobre isso sem ser em segredo, ou em jeito de vergonha, porque as alterações no corpo são reais e normais, já o sofrimento, não. Sofrer não é normal. Há formas de obter ajuda.
E é aqui que entra - "Balance" - um documentário inovador que visa lançar luz sobre a perimenopausa, uma fase frequentemente negligenciada e mal compreendida. A perimenopausa pode começar nos trinta anos e durar mais de uma década, sendo um período significativo da vida das mulheres. Esta série documental oferece uma exploração abrangente da perimenopausa, capturando o seu impacto físico, emocional e social. Através de histórias pessoais, entrevistas com especialistas e informações científicas, "Balance" ilumina os desafios, triunfos e complexidades desta fase de transição, fornecendo opções e recursos essenciais para apoiar a jornada das mulheres na perimenopausa.
No campo da saúde, os millennials redefinem o paradigma, encarando-a não apenas como a ausência de doença, mas como um estado holístico de bem-estar - físico, mental e espiritual - investindo em medidas preventivas e rejeitando um sistema de saúde centrado em tratamentos reativos, em favor de abordagens proativas e holísticas.
No centro desta luta está uma verdade simples, mas profunda: a educação é libertadora. Assim como capacitamos as jovens com conhecimentos sobre a puberdade e todas as mulheres com recursos sobre suas opções e cuidados reprodutivos, precisamos também preparar as mulheres para as realidades da perimenopausa. Não é apenas uma questão de flutuações hormonais; é uma jornada repleta de perturbações físicas, emocionais e mentais. Pode começar já aos 30 anos e durar uma década ou mais.
Por que não falamos sobre isso?
Comentários