Água, chás ou infusões, são em norma aqueles líquidos que devemos preferir. Mas em que quantidades? Existe alguma altura ideal do dia? Às refeições? Vamos de seguida dar resposta a estas questões e relembrar que, nos tempos mais quentes, os líquidos são mesmo parte fundamental dos cuidados alimentares que devemos ter no nosso dia-a-dia.
O ser humano pode passar semanas sem ingerir alimentos, mas sem líquidos, mais do que dois a cinco dias podem causar danos irreparáveis à nossa saúde e, inclusive, matar. O ideal, claro, é que esta ingestão seja regular, diária e consistente com o nosso estilo de vida. Sabemos também que, nos homens, estas necessidades são acrescidas, pois apresentam maior quantidade de massa muscular quando comparados com as mulheres. Mas em certas fases hormonais as necessidades hídricas das mulheres são aumentadas, pelo que se recomenda um maior aporte de líquidos.
Em norma, 1.5 a 2.5 litros de líquidos por dia é a quantidade recomendada para uma correcta hidratação, embora saibamos que a grande maioria dos alimentos também apresenta água na sua composição. Dou o exemplo das frutas, hortícolas e sopas, cujo teor de água é especialmente relevante e, como sabemos, não devem faltar num registo de alimentação saudável.
Especial atenção quero dar também à necessidade de reforço da ingestão de líquidos em pessoas com actividade física regular, pois além de alimentos ricos em proteína, que geralmente fazem parte do seu dia alimentar e obrigam a maior ingestão de líquidos para não sobrecarregar os rins, as necessidades hídricas também aumentam e devemos recomendar um acréscimo nestas alturas. Para dar um exemplo da importância da correcta hidratação, sabemos que apenas 2% de desidratação num atleta de alta competição é capaz de prejudicar o seu rendimento desportivo em cerca de 10%. Ou seja, esta será sempre uma variável importante para quem quer estar na sua melhor forma.
Para quem não tem o hábito de se hidratar corretamente, uma das recomendações será procurar incluir nas suas rotinas novas alturas de beber líquidos. Há pessoas que preferem logo em jejum e começam o dia a beber um copo de água mal acordam, outras que preferem levar uma garrafa de água consigo durante o dia, para nas pequenas pausas diárias ingerirem líquidos e reporem os seus níveis de hidratação; outras ainda, durante as refeições, reforçam a hidratação. Importa é mesmo começar a criar o hábito e adoptar as rotinas que melhor se adaptam ao seu estilo de vida.
Com os hábitos modernos e o calor a chegar, os refrigerantes, bebidas com mais ou menos álcool e sumos ou concentrados de sumos, são muitas vezes as escolhas que fazemos. Mas devo alertar que este tipo de opções não são de todo ideais para repor a nossa hidratação. Prefira sempre chás ou infusões, onde uma folha de hortelã, um pau de canela ou simplesmente o limão, alteram o paladar e ajudam muitas pessoas a beberem mais líquidos.
Mas quero deixar um especial destaque à água simples, sem dúvida a opção de eleição para a grande maioria das pessoas. Com mais ou menos pH, seja à temperatura normal ou mais fresca, procure sempre variar os tipos de água que bebe, pois o seu teor em iões vai ajudar o corpo a repor as suas necessidades e hidratar de forma completa. Prefira também em pequenas quantidades e ao longo do dia, em vez de beber tudo a determinada hora do dia e em quantidades demasiado abundantes. A norma será sempre o delicado equilíbrio alimentar, onde a água não deve faltar e complementar as escolhas alimentares diárias que fazem parte de uma alimentação saudável e da roda dos alimentos portuguesa.
Comentários