Questões hormonais, desvios alimentares, inatividade física, gravidez, menopausa, medicação e tantas outras causas são, isolada ou complementarmente, razões para estes depósitos de gordura se acumularem em zonas inestéticas e que, na realidade, nos incomodam.
Sabemos também que estes depósitos de gordura são prejudiciais em termos de saúde, mas há que distinguir os que envolvem os órgãos internos, a que chamamos gordura visceral, gordura mais perigosa, e as outras áreas que se acumulam entre a pele e a estrutura muscular, a que chamamos gordura subcutânea.
Em ambos os casos, a boa notícia é que existe solução.
A solução para eliminar a gordura localizada passa muitas vezes por diversas fontes de ação que podemos e devemos complementar para assegurarmos os máximos resultados. Da experiência que tenho nesta área, vejo a melhor solução para balancear alimentação, exercício e eventualmente tecnologias não-cirúrgicas, para que os resultados sejam naturais e duradouros. Soluções drásticas, como a cirurgia, sem atuar e corrigir as causas metabólicas, alimentares e de atividade física, podem ter efeitos práticos a nível imediato, mas a médio e longo prazo não nos deixarão com resultados duradouros e emocionalmente equilibrados, porque não os conseguimos manter.
No que toca à alimentação, não basta simplesmente cortar alimentos e calorias, devemos conhecer e pôr em prática princípios alimentares que nos eduquem e realmente ajustem uma das principais causas de acumulação de gorduras indesejadas. De nada serve fazer jejum intermitente, plano cetogénico ou outros baseados ou não em suplementos, se não sabemos como lidar com desvios pontuais e corrigir de forma consistente hábitos, para nos tornarmos mais saudáveis. De igual forma, não bastará irmos todos os dias ao ginásio, tonificando em demasia o nosso corpo, se não equilibramos correctamente a forma como nos alimentamos.
Quero falar-vos também das novidades em termos de tecnologias não-cirúrgicas, que têm evoluído tanto ao longo dos anos. Fala-se bastante de novidades como a endermologia médica, as ondas acústicas, os lasers, os ultra-sons focalizados e também a criolipólise médica, mas afinal fazem sentido? Como escolher as indicadas?
A resposta a esta questão tem de ser sempre individualizada, para que os resultados sejam adequados em termos de orçamento, expectativas e durabilidade. Falarei um pouco de cada uma delas:
- A endermologia médica funciona muito bem nas transições hormonais, como pós-parto, menopausa, e é uma excelente opção quando temos de ativar o sistema circulatório, mobilizando gorduras acumuladas, ao mesmo tempo que damos contornos ao seu corpo. É das tecnologias mais completas e sem riscos, sendo óptima para volumes em geral.
- As ondas acústicas funcionam muito bem quando existem acumulações de gordura ao nível das culotes, celulite e volumes da nádega. Pelo seu efeito e modo de funcionamento, consegue-se melhorar muito a textura e definição da pele nestas áreas, devido ao efeito anti-inflamatório.
- Os lasers, devido à sua ação térmica, podem também ser usados e consegue-se dissolver os conteúdos dos adipócitos provocando a sua lipólise e mobilização. Daí ser sempre complementado com drenagens, para não sobrecarregar o organismo e assegurar uma total segurança.
- Os ultra-sons focalizados atuam muito bem em zonas de gordura localizada, como braços, abdómen e outras áreas onde a gordura muitas vezes se torna mais resistente. Devem ser feitos por profissionais de saúde bem treinados.
- A criolipólise médica ou Coolsculpting é atualmente a mais avançada técnica não-cirúrgica para gordura muito localizada. É especialmente impactante para pessoas com pouco tempo para tratamentos semanais ou bi-semanais, pois basta geralmente uma sessão de tratamento na zona a tratar para eliminar a gordura mais resistente. A nova geração da tecnologia é ainda mais eficaz, sem os incómodos das anteriores.
Ou seja, as opções são várias. Muitas vezes há que combinar essas diferentes tecnologias, ou até outras, como a radiofrequência, para estimular o colagéneo da pele, evitando a flacidez. A melhor opção será sempre ter um profissional de saúde que a oriente e ajude a encontrar o melhor equilíbrio para o seu corpo, ajustando alimentação, criando rotinas de exercício ligeiro e potenciando resultados para moldar o seu corpo com as melhores tecnologias. O seu corpo merece as formas com as quais se sente bem.
Comentários