Chamar a atenção para a importância da saúde mental tornou-se ainda mais urgente durante esta pandemia. Os ansiolíticos esgotaram por todo o país, relatos de crises de ansiedade ou pânico, e a depressão a bater à porta, foram algumas das consequências neste último ano. Estarmos atentos aos sinais, pedir ajuda e fazer o melhor por nós, são o ponto de partida para um bem-estar que vem de dentro para fora.

E se muitos pensam que o confinamento representou um gatilho para a ansiedade, para outros é o desconfinamento que assusta. O regresso ao mundo exterior, a maior exposição ao vírus, pode espoletar medos que levam a um maior stress. O exercício físico pode ser o seu grande aliado para baixar esses níveis de ansiedade e stress, tanto no dia-a-dia, como em alturas mais críticas. Há muito que os seus benefícios são conhecidos e imperativos para um estilo de vida saudável, tanto a nível físico como mental. Para nos ajudar nesta tarefa, reunimos cinco atividades que a vão ajudar a desconfinar de forma saudável, sugeridos pela Urban Sports Club.

Entrevista: os benefícios do yoga em tempos de pandemia
Entrevista: os benefícios do yoga em tempos de pandemia
Ver artigo

O yoga como ferramenta para relaxar

A prática do yoga é ideal para aliviar o stress, já que os seus exercícios são pensados para relaxar e equilibrar o corpo e a mente. Os praticantes de yoga afirmam ter melhorias de humor e maior sensação de bem-estar, para além de permitir que o corpo e a mente façam uma pausa aos problemas do dia-a-dia. Ao relaxamento proporcionado pela meditação e pelos exercícios de respiração, juntam-se ainda os asanas – as posições de Yoga, que ajudam a reduzir o stress e a ansiedade.

Esta é a modalidade ideal para se praticar a qualquer hora do dia: logo ao acordar, para despertar o corpo, a meio do dia, para uma pausa, ou no fim de um dia de trabalho, quando o corpo já se encontra mais cansado e nada sabe melhor do que uma aula de yoga para relaxar. Hoje em dia, são muitos os instrutores e espaços que têm disponíveis aulas online para que pratique yoga com um profissional.

Tensão acumulada? O kickboxing é a solução

Ao passar cada vez mais tempo em casa, a acumulação de tensão e de stress devidos ao teletrabalho são constantes. Muitos praticantes de kickboxing afirmam que é nos treinos que descarregam todas as suas frustrações do dia-a-dia. Resultado? Alívio do stress, mas também um estímulo à concentração. Ao mesmo tempo que cuida da sua saúde mental, está também a queimar calorias e a trabalhar todo o corpo, de forma dinâmica e divertida.

Vamos dançar?

As discotecas podem estar fechadas, mas quem disse que é para pararmos de dançar? Para além de nos encher de alegria e de nos colocar um sorriso no rosto, a dança é ideal para combater o stress. Sozinha ou acompanhada, experimente novos tipos de dança, do tango ao jazz, da salsa ao paso doble, e divirta-se enquanto faz o seu corpo exercitar-se e a mente desocupar-se. Tal como no yoga, existem vários professores de dança que se reinventaram e passaram a dar aulas online.

8 aparelhos de fitness perfeitos para fazer exercício dentro de casa
8 aparelhos de fitness perfeitos para fazer exercício dentro de casa
Ver artigo

Aproveite o bom tempo e faça uma caminhada ao ar livre

Uma caminhada matinal ou ao final da tarde pode fazer toda a diferença no seu dia. Segundo os especialistas, a rotina de caminhar apenas meia hora por dia tem grandes benefícios para o corpo e para a mente. Para além de exercitar o corpo e contribuir para uma sensação de bem-estar, caminhar estimula a circulação e melhora a actividade cardio-respiratória.

Quando feita ao ar livre, a caminhada é ainda uma boa ferramenta para combater o stress, a depressão e a ansiedade. E, claro, para além de aumentar os níveis de vitamina D, é uma óptima maneira de conhecer melhor a zona onde vive.

Pilates: focar no corpo, com o olho na mente

O Pilates é muito mais do que um treino para melhorar a postura. A lista de benefícios desta modalidade é longa e inclui a redução da ansiedade. Ajuda ainda a aliviar o stress acumulado nos músculos, através de uma mistura de exercícios de tonificação e de alongamentos. A sua componente mindfulness, muito semelhante ao yoga, permite concentrar toda a atenção no corpo, limpando a mente de todas as distrações e problemas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.