1 Deitar-me mais cedo
Pode parecer simples, mas esta é uma resolução que implica uma mudança nos meus hábitos. Sou pessoa de deitar tarde e acordar cedo. De gostar do avançado das horas noturnas, quando a casa fica silenciosa e eu sinto que relaxo, estendendo o meu dia até ele mo permitir. De nunca precisar de muitas horas de sono, até tomar uma maior consciência das implicações que essa atitude e escolha tem no rendimento físico e psicológico, na concentração e na formação de novas sinapses do cérebro. É por isso peremptório dormir mais em 2024. Dar o devido descanso ao corpo, no seu ritmo certo, obrigando-me também a uma nova atitude. A colocar o telefone em modo avião e a ter as notificações desligadas a partir de determinada hora e até à manhã seguinte. A não ligar a TV no quarto quando me deito e a fazer por ter um sono reparador e linear, sem interferências.
2 Lavar regularmente os pincéis e esponjas de maquilhagem
Para quem, como eu, se maquilha diariamente, esta resolução pode parecer muito supérflua, mas é uma das coisas que não faço com a regularidade que devia e que para 2024 se torna também na mudança efetiva que tenho de ter. Pequenos gestos levam a hábitos. São consistentes. Lavar pincéis de maquilhagem também tem a sua ciência e resultados à vista. Até porque são acumuladores de bactérias e sujidade que, se não for devidamente eliminada, entra em contacto com a pele, podendo provocar sérios problemas e/ou reações. Se não sabe como fazer, existem centenas de tutoriais nas redes sociais e no Youtube, que pode seguir passo a passo, mas água morna e champô ou sabonete macio é o começo de tudo.
3 Desmaquilhar-me todos os dias
Outra coisa que pode parecer muito básica e banal, mas que nunca é demais ter presente. Eu nem costumo falhar, sou muito consistente neste aspeto. Se me maquilho todos os dias, também me desmaquilho todos os dias. Nada de deixar a preguiça invadir o corpo e levar-nos para a cama com a cara carregada de base e sombra e rímel e pó do dia. É durante a noite que a pele respira e as células se regeneram. A ausência de limpeza e remoção da maquilhagem e sujidade acumuladas durante o dia, a falta de correta hidratação e a ausência de cuidado nesse sentido, contribui para o aparecimento de rugas e envelhecimento precoce da pele, para a formação de pontos negros e borbulhas ou acne, e até inflamações, como a rosácea.
4 Beber mais água – ou chá
É um ponto que tenho de melhorar e fazer um esforço. Esqueço-me frequentemente de beber água ao longo do dia, até perceber que os sinais de desidratação do corpo não passam apenas por uma pele mais seca, mas que também se manifestam, inúmeras vezes, em sintomas como dores de cabeça mais frequentes, irritabilidade, sonolência, fraqueza, dificuldade de concentração. Cada vez que se aperceber disso, beba mais um copo de água ou chá.
5 Reduzir os cafés
Sempre fui uma grande apreciadora de café. Bebo, normalmente, cerca de três chávenas de café por dia. O meu objetivo para 2024 é reduzir este número. Principalmente depois de perceber que o café é um dos principais responsáveis pela perda de cálcio do corpo, ferro e até vitamina D, assim como um dos principais contribuidores para a desidratação. Não preciso de dizer mais nada, pois não?
6 Comer melhor
Evitar alimentos processados, optar por mais verdes, mais sopas, menos doces, menos carne. Ter cada vez mais consciência do que coloco dentro do meu corpo, honrando-o e contribuir para ter mais energia, mais vitalidade e mais saúde.
7 Este é aquele ponto em que tenho de me comprometer a sério, já que é o meu calcanhar de Aquiles. Bem sei de todos os benefícios que treinar e fazer exercício proporcionam à saúde, mas sinto-me sempre em sofrimento constante quando o pratico com regularidade, nunca tendo encontrado até ao momento aquele desporto que me motive ao ponto de ir com prazer. Para 2024, quero comprometer-me com isso. Nem que seja fazer boxe, ou dança, mas em encontrar algo que me motive, me tire da zona de conforto e me torne mais ativa. Aceitam-se sugestões e ideias.
8 Ler mais e reduzir as redes sociais
Tenho períodos em que leio com regularidade, outros em que não toco num livro durante meses e onde dou preferência à comodidade de fazer scroll nas redes sociais. Quero comprometer-me com uma inversão desta tendência. Ler mais e em papel, passar menos tempo em frente a um ecrã que não seja por motivos de trabalho e reduzir o tempo diário de ecrã no telemóvel permitindo-me dar mais atenção à vida que me rodeia no aqui e no agora.
9 Comprar menos roupa, mas de melhor qualidade
Longe vão os tempos em que comprar roupa com regularidade fazia parte do meu estilo de vida. A pandemia veio mudar isso, levando-me a ter escolhas mais conscientes e a noção de que não preciso de comprar sempre, se comprar bom e durável. Peças intemporais, de bom corte e bons materiais. Lãs que não ficam com borbotos à primeira utilização, malas que duram uma vida, calçado de qualidade. Apostar em reutilizar, reciclar e destralhar também são verbos que irão marcar o meu vocabulário ao longo dos próximos 12 meses.
10 Poupar mais
Que está tudo mais caro, já todos demos por isso. Mas as escolhas mais conscientes de onde e como gastamos o nosso dinheiro também fazem parte das minhas resoluções para 2024. Ser mais criteriosa de como e onde gasto o dinheiro, evitar gastos supérfluos, optar por programas que sejam gratuitos e em família, comparar preços no supermercado de forma mais atenta, fazer escolhas mais racionais e não tanto por impulso ou movidas pela vontade, são gestos simples e medidas que todos podemos adotar e que podem implicar um maior rendimento e poupança ao final do mês. E isso também pode ser desafiante, principalmente quando se está habituado a um determinado estilo de vida que não se quer perder, mas que pode ter ligeiras nuances.
11 Fazer afirmações positivas
Já as faço, diariamente. Tem sido um processo. Ajudam-me a começar o dia de forma mais positiva, com outro estado de espírito, focada no que me faz feliz e na crença de que não há melhor momento do que o presente, porque cada dia significa uma nova oportunidade. Mantras diários, frequências energéticas que curam e que oiço enquanto trabalho, enquanto me desloco, ou para colmatar stresses e ansiedades.
12 Priorizar-me
Fazer algo que nunca vivenciei e que sempre me faltou coragem, aprender a tocar um instrumento, fazer um workshop de olaria, tirar um curso de tarot, ou aquela viagem a Glastonbury, que é uma espécie de encontro espiritual com retiro, as possibilidades para este ano são infinitas. Basta para isso pensar no que gostamos, quais os nossos sonhos – dos mais ambiciosos aos mais palpáveis – e contribuir, através de atitudes e mudanças de comportamento, para os tornar realidade. Este é um dos compromissos para 2024 que quero levar e ter comigo mesma. A par com todos os outros mencionados anteriormente. Focar-me no que realmente pode contribuir para o meu bem-estar e crescimento emocional, priorizando-me. Fazer escolhas mais conscientes, sustentáveis e benéficas. Ter presente que aquilo que ingerimos, seja através da comida que comemos, do que colocamos na pele ou até, no que lemos, vemos e ouvimos, influem no nosso bem-estar e que cabe a cada um de nós, selecionar o que queremos que nos impacte diariamente. Esse será o meu lema e prioridade para 2024. Escolhas mais conscientes. A começar por mim.
Comentários