Aqui ficam 20 pequenos lembretes de conhecimento de beleza pessoal, que podem ser adotados por vós, ou que poderão passar às vossas filhas(os) caso concordem com os mesmos.

1. Não há borbulha que não passe

E não adianta carregar na base – como eu fazia quando tinha 15 anos e me inundava em maquilhagem para encobrir aquilo que eu não queria que os outros vissem. Mas viam. Mais vale uma borbulha assumida do que entupi-la ainda mais e, em vez de uma, aparecerem 10!

2. Limpar a pele é fundamental

E quanto mais cedo começares a fazê-lo, melhores serão os resultados. Mesmo que não te maquilhes. Todos os dias, limpar a pele ao deitar e fazer disso um hábito intrínseco. Nada de ir para a cama com máscara de rímel ou restos de maquilhagem no rosto.

3. Bebe água

Bem sei que nem sempre é fácil resistir aos refrigerantes – principalmente quando se é mais novo e se gosta de experimentar sabores novos ou de beber a bebida da 'moda' para alinhar com o grupo de amigos – mas pensa que a maioria dos refrigerantes está carregada de açúcar e de substâncias que em nada abonam a tua saúde. Além disso, ao beberes água estás a hidratar a pele, a ajudar a circulação sanguínea, a combater o acne, as estrias e a celulite, a facilitar a digestão, a diminuir o inchaço e, até, a emagrecer!

4. Hidratação

Não é só pelo facto de beberes água que a tua pele não necessita de uma ajuda extra! Hidratar a pele do rosto e do corpo só traz benefícios. Ajuda a prevenir a sua quebra e o aparecimento precoce de rugas ou de estrias. Além de que uma pele hidratada é sempre, sempre, sempre, uma pele mais bonita. Por isso, usa e abusa dos hidratantes.

#ÀFlorDaPele: é possível reparar estragos de Beleza de anos a fio?
#ÀFlorDaPele: é possível reparar estragos de Beleza de anos a fio?
Ver artigo
5. Não tens de esperar por ter rugas para começares a preveni-las

E isso significa que a partir dos 20 podes – e deves – começar a ter essa preocupação e a utilizar produtos e cremes adequados à tua idade, tendo em mente a sua prevenção. Não significa que vais chegar aos 50 livre de rugas, mas terás certamente um aspeto mais jovem e cuidado para a tua idade. Além de que a tua pele agradece.

6. Não depiles as sobrancelhas

Afasta-te da pinça e, se tiveres de retirar algum pelo das tuas sobrancelhas, fá-lo nas mãos de um profissional. Não te deixes influenciar e guiar por mães ou amigas que dizem que “sabem o que fazem”. Não faças nada de que te arrependas depois. Procura ajuda e aconselha-te. Acima de tudo, não retires demasiado. Realça a tua beleza natural.

7. Usa protector solar diariamente

Todos os dias. Mesmo no Inverno. Ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele e dá-te a proteção necessária contra os malefícios dos raios UV. Sim, mesmo quando o tempo está nublado e não há sol. Usa-o!

8. A vaselina é um poderoso aliado de quase tudo

Ajuda a hidratar aquelas zonas mais secas do corpo – como pés ou cotovelos – mas também ajuda a hidratar os lábios, a pele em redor dos olhos, e as mãos. Anda sempre com uma pequena embalagem na tua mala ou mochila, salva o dia em muitas situações.

9. Apanhar um escaldão não é bonito

Nem para a tua pele, nem para mostrar aos outros. Não tens de apanhar sol até ficares irreconhecível, nem tens de fazer isso à tua pele para mostrar que foste à praia ou que estás verdadeiramente morena. Lembra-te disso ainda jovem, para quando chegares à idade adulta não te sentires uma passa mirrada.

10. Investe no teu bem-estar

E se isso significar fazeres umas massagens ao corpo, ir a um spa, mimares-te com um tratamento, começares a praticar exercício físico ou comeres de forma mais saudável, então fá-lo. O teu corpo agradecerá mais tarde.

11. Faz desporto

Ajuda a moldar o corpo, liberta endorfinas – sendo um poderoso antidepressivo – e ajuda-te a teres mobilidade, destreza, a seres ativa, focada e a trabalhar por objetivos.

12. Quando engravidares, não comas por dois

Afasta esse mito da tua cabeça. Não tens de comer tudo aquilo que não comias antes só porque tens um bebé na barriga, nem faças disso desculpa para comeres este mundo e o outro. O aumento excessivo de peso durante a gestação traz consequências negativas, tanto para a saúde materna como para o bebé. Há risco acrescido de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, e de o bebé nascer com peso acima do desejável.

13. Não dês demasiada importância ao que os outros pensam

Porque, na realidade, esses outros não querem saber e nem estão minimamente interessados. Nunca dês demasiado valor ou importância a quem não acrescenta nada à tua vida. Nem te deixes condicionar por isso.

14. Um batom vermelho é um poderoso vitalizante de autoconfiança

Durante anos, achei que usar batom vermelho era vulgar. Só mais tarde descobri como o seu efeito pode ser um poderoso catalisador de auto-estima, de beleza e de empoderamento. Naqueles dias em que tudo corre mal, ou em que te sintas triste, experimenta pintar os lábios de vermelho e verás como ajuda de forma automática.

15. Não escolhas a base errada e três tons acima da tua pele

Por muito que gostes dessa tonalidade, se não é a adequada para ti, o mais certo é envelhecer-te e retirar-te anos de juventude. Se não sabes por onde começar, pede ajuda na loja no momento da compra. Ah, e nunca, mas nunca te esqueças de também aplicar no pescoço.

16. Não sejas tão dura contigo própria

Apesar de às vezes só vermos defeitos, a verdade é que temos tendência a ver com maior facilidade os nossos defeitos – ou aquilo que consideramos defeitos – do que as nossas qualidades. Lembra-te: é muito fácil acreditarmos naquilo que dizemos a nós próprias, por isso tenta que a tua voz interior seja sempre simpática contigo!

#ÀFlorDaPele: 20 conselhos que gostaria de ter aprendido mais cedo
créditos: Devin Avery/Unsplash
17. Aceita um elogio e reconhece-o

Outra coisa que só temos tendência a aceitar com os anos. O de acreditar naquilo que os outros vêem e naquilo que nos dizem, mesmo quando são coisas bonitas. Se te dizem que tens uns olhos bonitos, é porque na realidade os tens. Ou se gostam do teu peito pequeno, ou da tua cintura, ou das tuas pernas. Aceita e reconhece.

18. Não te compares

Cada pessoa tem o seu tempo e o teu pode ser completamente diferente do da tua amiga. Não tenhas pressa, tudo acontecerá no momento certo. Por isso, de nada te serve sofreres por antecipação. Quando chegar, desfruta.

19. A maior parte das coisas que temes nunca chegam a acontecer

São apenas monstros que deixamos que cresçam na nossa cabeça e que, mesmo que aconteçam, na maioria das vezes nunca são tão dolorosos nem assumem a importância que lhes dávamos. Preocupar por excesso e por defeito não é saudável – além de ser um desperdício de tempo. Vive o agora.

20. Assume responsabilidade pelas tuas escolhas

Mesmo que tenhas feito as erradas, cortado o cabelo demasiado curto, pintado de azul, ou experimentado aquela maquilhagem 'glitter' quando foste ter o teu primeiro encontro com o então amor da tua vida. Faz tudo parte do nosso crescimento e deste processo de aprendizagem contínuo que é a vida.

Mafalda Santos fez das palavras profissão, tendo passado pelo jornalismo, assessoria de imprensa, marketing e media relations. Acredita em quebrar tabus e na educação para a diferença, temas que aborda duas vezes por mês, na Miranda, em #ÀFlorDaPele.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Receba antes de toda a gente as melhores dicas de Beleza.

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.