I Don't Want to Lose You

Não quero parecer demasiado rebuscada – mas, pensando bem, talvez esteja a sê-lo – mas hoje, enquanto ouvia a música 'I Don't Wanna Lose You' da Tina Turner, um hit já bastante antigo e que, muito provavelmente, muitos dos leitores não conhecerão, dei comigo a pensar que a letra, apesar de ser sobre amor e relações maduras, poderia perfeitamente ser aplicada ao amor e à relação que temos com os nossos produtos de Beleza a partir de uma determinada idade. Quanto mais ouvia, mais a analogia fazia sentido em relação à forma como compramos cosméticos a partir de uma certa altura, de como somos fiéis aos eleitos e aos que já deram provas que são de confiança em detrimento dos mais baratos.

Ora vejamos. A canção começa com:

“Women of a certain age
They learn to rely and judge all his responses…”

Aqui está algo que faz sentido: mulheres de certa idade – interpreto-o como a idade certa, aquela cheia de saber de experiência feito, a idade que nos faz saber que já não vamos em qualquer cantiga. Seja ela de amor, ou de que mais é menos. Há uma altura na vida em que sabemos que não adianta comprar por comprar, seja roupa ou produtos, e onde damos prioridade à qualidade em detrimento da quantidade de outrora.

Com a idade aprendemos e cimentamos os nossos gostos e necessidades, sabemos que, no que diz respeito à pele, não precisamos de mil e um tónicos ou cremes, mas sim dos essenciais, dos que nos dão garantias e que nos permitam limpar, esfoliar, hidratar, sem truques, que conhecem as nossas necessidades e que nos apresentam resultados. Porque há fiabilidades inevitáveis na vida que não estamos dispostas a perder. Isso e flacidez. Ou papos nos olhos, ou no pescoço, ou conforto.

Portanto, tal como diz a letra, “mulheres de certa idade aprendem a confiar e a julgar todas as suas respostas”, neste ponto eu mudaria para ‘certezas’. Sim, é isso. Mulheres de certa idade estão cheias de certezas, seja na vida, seja no tipo de creme ou produto no qual devem confiar – o que não significa que não tenhamos também idade de sermos (ainda) surpreendidas pela vida.

A canção continua:

“She doesn't waste time 'cause all that she wants is
Really honest emotions”
#ÀFlorDaPele: tenho mais de 40 e gosto!
#ÀFlorDaPele: tenho mais de 40 e gosto!
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Qual não é a mulher que aquilo que quer de verdade são emoções verdadeiras? Seja de uma cara-metade, ou daquele creme La Mer, que lhe custou mais de € 500 o boião, mas que sabe que lhe irá fazer maravilhas – ao rosto e à alma? Ou numa versão mais low cost, já que comprar cremes La Mer não é para o bolso de todas, uma drenagem linfática, uma sessão de manicure, uma massagem de pedras quentes, uma máscara facial acompanhada de um copo de tinto numa sexta-feira à noite? “She doesn’t waste time” – é verdade, não perdemos tempo, sabemos o que queremos, como queremos e como gostamos.

Nos últimos acordes, a música termina com:

I don't wanna lose you
I don't even wanna say goodbye, oh, no
I just wanna hold on
To this true love, true love
I don't wanna lose you
And I always wanna feel this way”

Traduzindo de forma breve, e aplicando-o à analogia que me levou até aqui a explanar sobre esta relação aplicada à Beleza, mulheres de uma certa idade, quando sabem o que lhes convém e aquilo que resulta, asseguram relações de continuidade – e as marcas deveriam explorar isso junto das suas mais fiéis consumidoras. São de um amor verdadeiro com aquilo que lhes faz bem, que resulta, que é efetivo (e afetivo!). Gostam da sensação que lhes provoca e de como as fazem sentir e, como não têm tempo a perder, não precisam de meias palavras – nem de experimentar mil e um produtos – para saber qual o eleito, aquele que lhes enche as medidas.

A música 'I Don’t Wanna Lose You foi lançada no mercado em 1989, tinha a Tina Turner então 50 anos. Mais uma vez, Tina (agora com 82 anos), continuas certa.

Mafalda Santos  fez das palavras profissão, tendo passado pelo jornalismo, assessoria de imprensa, marketing e media relations. Acredita em quebrar tabus e na educação para a diferença, temas que aborda duas vezes por mês, na Miranda, em #ÀFlorDaPele.