De forma a mudar o seu posicionamento, tornar-se mais inclusiva e chegar a todas as crianças – passando uma mensagem de diversidade – a boneca mais famosa do mundo deu início a uma transformação significativa, incorporando mensagens poderosas sobre empoderamento feminino e diversidade corporal nos seus produtos, com o aparecimento de Barbies com próteses, aparelhos auditivos, com vitiligo, em cadeiras de rodas, mais baixinhas e com curvas. A mensagem da diversidade e inclusividade ganhou força e chegou agora ao cinema, espalhando o fenómeno do mais recente filme 'Barbie' à escala planetária.

#ÀFlorDaPele: há Beleza na imperfeição, sempre houve!
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É impossível ter escapado imune à febre em torno do novo filme da Barbie, ou não tendo visto o mesmo, sido impactado pela milionária campanha de marketing que lançou o planeta para uma gigantesca tendência cor-de-rosa. Lançado no passado fim-de-semana de 20 a 23 de julho de 2023, o filme 'Barbie', rapidamente passou a ser o filme mais visto em Portugal, com 189.709 espectadores e mais de 1.1 milhões de euros de bilheteira, segundo o Instituto do Cinema e Audiovisual, tornando-se um verdadeiro fenómeno.

Mas o que tem 'Barbie' de tão especial e diferente para, em pleno 2023, suscitar tanto interesse? Apesar de termos uma Margot Robbie a interpretar a famosa boneca e de ser, ela própria, uma mostra viva da mesma, roçando a perfeição, o filme mostra-nos uma Barbie moderna, independente, que se questiona e que é corajosa. Em vez de focar apenas na sua aparência, a narrativa coloca ênfase nas suas habilidades, inteligência e paixões. A protagonista é retratada como uma mulher forte e determinada, que enfrenta desafios com resiliência e não tem medo de seguir os seus sonhos, transmitindo uma mensagem poderosa às crianças e aos jovens – em especial às raparigas – de que podem ser o que quiserem, não apenas em relação à aparência, mas também em relação às suas aspirações.

Um aspeto significativo do filme é a representação diversificada de personagens femininas. A Barbie não está sozinha nesta sua jornada. Apesar de ter sempre a seu lado a figura masculina do Ken, protagonizado por Ryan Gosling, ela é acompanhada por diversas amigas, cada uma com personalidades únicas e talentos variados. Essa inclusão e representação das mulheres de diferentes origens étnicas, culturais e sociais, mostra às crianças que a força e a beleza estão na diversidade e na união das pessoas.

#ÀFlorDaPele: somos todas Barbie Girls num Barbie World
créditos: Sandra Gabriel/Unsplash

Ao longo da história, a Barbie é desafiada a superar obstáculos emocionais e intelectuais, promovendo a ideia de que o verdadeiro empoderamento vem de dentro. Criticada, ao longo dos anos, por transmitir um padrão inatingível de beleza, no filme 'Barbie' a protagonista é retratada de maneira mais realista, questionando-se e passando a mensagem de que as verdadeiras fontes de força são as suas habilidades, talentos e coragem, mais do que a sua beleza.

O filme também enfatiza a importância da amizade, colaboração e apoio entre mulheres. A Barbie e suas amigas ajudam-se mutuamente, encorajando-se nas suas jornadas individuais e aprendendo com as suas diferenças. Essa mensagem de união é uma lição valiosa para todas as crianças e jovens (e também adultos!), destacando que, juntos, podemos superar qualquer desafio e construir um mundo mais inclusivo e igualitário.

Apesar de parecer superficial, 'Barbie' presenteia o público com mensagens inspiradoras. Entre momentos de comédia que roçam o bizarro, o filme movimenta-se num universo satírico, mas também nos apresenta uma Barbie forte, inteligente e diversificada, com habilidades e sonhos, mais do que apenas uma boneca de borracha bonita. Ao abordar de forma positiva a questão da imagem corporal e promover a ideia de união entre mulheres, o filme proporciona uma narrativa poderosa e impactante, reforçando a mensagem de que todos são valiosos exatamente como são. Até as bonecas perfeitas.

Mafalda Santos fez das palavras profissão, tendo passado pelo jornalismo, assessoria de imprensa, marketing e media relations. Acredita em quebrar tabus e na educação para a diferença, temas que aborda duas vezes por mês, na Miranda, em #ÀFlorDaPele.