O campo de batalha, que estava completamente minado, agora está completamente limpo, desinflamado e nutrido. Refiro-me obviamente ao campo de batalha em que se tornou a minha cabeça nos últimos anos, com todas as experiências que tenho feito para salvar os cabelos (que ainda vou tendo), e que já referi antes aqui no #ÁguapelaBarba.
É que agora estou em estado de graça e já se pode dizer que a minha esperança é palpável e que tem fundamento. Está concluída a primeira fase do tratamento na Hairdoctors e estou na nuvens!

Disparámos em várias frentes, mas começámos pela suplementação de ferro e de vitamina B12, importantes para encorpar o cabelo, que estava fino e fraco. Passou a fazer parte da minha rotina diária e confesso que não sinto nenhum incremento de energia, como supostamente deveria sentir, mas no cabelo, sinto tudo. Quando lhe passo as mãos durante a aplicação de champô, a textura é outra e quase que arranha, pois está mais espesso, forte e denso. É difícil descrever esta experiência sem parecer que estou a escrever o guião para um anúncio da Vidal Sassoon, mas as evidências falam por si.

Até aqueles que me conhecem notaram alguma diferença, nem que seja pelas vezes em que lhes apareço despenteado à frente.

Quanto maior é a pujança, mais indomado fica e ainda bem! Além do suprimento dos nutrientes em falta, esta primeira parte do tratamento passou também por algumas sessões, onde se seguiu sempre o mesmo procedimento, a saber:
É-me aplicada uma camada bem generosa de uma pomada relaxante que desinflama os folículos do couro cabeludo. Com esta mistela na cabeça, ainda vou ao “banho” de laser durante uns 10 minutos, para que o mesmo estimule a circulação sanguínea e, dessa forma, também os efeitos desintoxicantes da mistura oleosa.
Depois mudo para outra sala e para um grande cadeirão rebatível que me deixa deitado de uma maneira que parece que estou a levitar. E é aí que a magia acontece na minha cabeça. É accionado um vapor perfumado de eucalipto e umas mãos mestras, para me tirarem a tal pomada, fazem-me uma série de lavagens e massajam graciosamente até me fazerem adormecer.

#ÁguaPelaBarba: fazer de um campo de batalha um campo de cabelos, parte II

No final passam uma proteína líquida que me refresca o escalpe e é aí que me levanto. Como a cabeça está a pairar no ar, o resto do corpo acompanha-a e assim vou em modo balão a descer a avenida.
Ainda levei comigo o champô e a proteína líquida, que me fazem continuar este processo de desintoxicação em casa. Tem sido assim semanalmente, há mês e meio.

Tudo isto pareceria bruxaria se não tivesse um fundamento científico por detrás. As nossas células respondem à informação que lhes é dada e é nesta lógica que todo o tratamento funciona. O stress, a carência de nutrientes, os champôs agressivos e a dermatite seborreica que me acompanha desde a adolescência tornaram-se no habitat do meu cabelo e todas estas condições debilitaram-no e enfraqueceram-no. Tem sido esta a informação que tenho dado às minhas células, mas que agora está a mudar.

#ÁguaPelaBarba: fazer de um campo de batalha... um campo de cabelos
#ÁguaPelaBarba: fazer de um campo de batalha... um campo de cabelos
Ver artigo

Tenho esta tropa de jardineiros-cientistas a cuidar deste campo baldio com os melhores substractos e já estão criadas as condições essenciais para ter um cabelo forte e farto: desinflamou, encorpou e está saudável até à raiz.
Na minha última ida ao Miguel, o meu cabeleireiro, que é das pessoas mais cépticas que conheço tal como aqui já vos relatei, sem lhe dizer nada afirmou espontaneamente que nunca tinha visto o meu couro cabeludo tão bem.
A próxima fase está para começar em breve e mal posso esperar. Agora há que fazer o chamamento dos folículos adormecidos e fazer a dança da fertilidade, mas como estamos no século XXI, o Dr. Ricardo Vila Nova vai enveredar por técnicas com menor taxa de erro, e mais cómodas, e cá estarei paravos contar tudo. Stay tuned!

Bruno Reis, colaborador da Miranda, é o fundador e director criativo da Teeorema, marca de luxo de t-shirts.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.