Nunca na vida me dou por vencido, seja qual for a luta, e de igual maneira no campo dos cabelos. Já vos relatei aqui a minha odisseia capilar nos últimos 10 anos, na busca da fertilidade perdida do couro cabeludo, que de cabeludo foi tendo cada vez menos. Até ao momento, tem sido o minoxidil o responsável por manter a densidade capilar que ainda exibo, mas que ainda não reflecte aquilo que já foi um dia.
Ora, já tinha dado com um artigo sobre o português que é considerado pela revista Vogue britânica o Hair Whisperer - o encantador de cabelos. O Dr. Ricardo Vila Nova é tricologista, o que basicamente quer dizer que estuda e analisa o cabelo. Mas o trabalho que desenvolve na sua clínica vai muito além de um diagnóstico, estendendo-se a toda uma equipa muito bem articulada que trata cada caso com o melhor tratamento por ele indicado.

#Day 1, o diagnóstico

A minha primeira ida à Hair Doctors, na Avenida da Liberdade, consistiu apenas na colheita de um fio de cabelo e numa breve conversa onde falámos sobre as minhas expectativas. Na segunda consulta, 15 dias depois, já tive o veredicto que confirmava as minhas análises ao sangue feitas no Verão passado. Definitivamente, tenho um défice de vitamina B12 e ferro, responsáveis pelo fortalecimento do cabelo, e parece que a falta destes nutrientes podem também influenciar a imunidade, o sono e a energia.
Como nunca tive qualquer sintoma neste campo, desvalorizei. Se a médica me tivesse informado que também havia influência na força capilar, talvez tivesse recebido a notícia com outra animosidade. Foi o que aconteceu com esta consulta.

O meu cabelo estava a crescer fraco e muito fino. E ferro é estrutura, sem dúvida

Outra novidade foi saber que os folículos, onde nascem os cabelos, estavam inflamados. Isto pode dever-se à dermatite seborreica que me tem atacado o couro cabeludo há uns 20 anos, mas também me interrogo se a falta do ferro e da vitamina B12 não terão provocado esta reacção de defesa do corpo (é isso que é uma inflamação), já que os níveis de imunidade não estão no seu pleno.

O meu plano, em 2 passos

Mas há um plano para reverter esta situação! Definitivamente, é necessário começar uma suplementação alimentar para que o cabelo cresça encorpado e com estrutura. Além disso, a primeira fase do tratamento, com uma duração entre 4 a 5 semanas, consistirá num processo de detox e de desinflamação.
O Dr. Ricardo Vila Nova fez a comparação com um terreno infértil: é necessário nutri-lo e prepará-lo para que este se torne fértil novamente.

#ÁguaPelaBarba: a minha relação com a maquilhagem e outras curiosidades
#ÁguaPelaBarba: a minha relação com a maquilhagem e outras curiosidades
Ver artigo

Iremos reprogramá-lo. Só depois passaremos à fase seguinte, em que se usará um método específico para reeducar o sistema capilar a desenvolver mais cabelo. Neste processo, há que dar informação ao nosso sistema capilar de que estão reunidas as condições ideais para que ele nasça novamente.
Relatarei aprofundadamente todo o tratamento mais adiante, mas estou optimista pois, pela primeira vez, estou entregue a um procedimento feito à medida das minhas necessidades. Aquilo que outrora foi um campo de batalha, será novamente um campo frondoso. Stay tuned :)

Bruno Reis, colaborador da Miranda, é o fundador e director criativo da Teeorema, marca de luxo de t-shirts.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.