Num mundo tão cheio de futilidades, como às vezes pode ser o da Beleza, é refrescante cruzarmo-nos com seres luminosos como é o caso do Gonçalo Mello. Sempre que o encontro, vejo não só alguém cheio de talento e dedicado ao seu métier, mas também uma luz generosa, sempre pronta a dar brilho onde ele falta, seja através do seu sorriso e trato, seja nos looks que cria para algumas das mulheres mais bonitas de Portugal. Iluminar parece ser o seu mote de vida.

Basta olharmos para os looks da Carolina Patrocínio, da Bárbara Bandeira, da Mafalda Castro, mas também da Isabel Angelino e da Liliana Campos. Se algum dia as virem com um brilho especial, muito provavelmente esse brilho teve o dedo do Gonçalo.

#ÁguaPelaBarba: stem cells – a única pandemia que poderíamos querer ter
#ÁguaPelaBarba: stem cells – a única pandemia que poderíamos querer ter
Ver artigo

E se há tanta mestria no cuidados dos outros, não pensem que há descuido no que toca a cuidar de si. Dá prazer sermos honrados com o seu bom-humor e com as suas histórias espirituosas. Mas, sempre que estou com ele, além de me brindar com as suas conversas, também me enche os olhos, já que tudo nele está irrepreensível, dos pés aos cabelos (ou não fossem estes confiados ao tricologista encantador de cabelos Ricardo Vila Nova). Sobre os pés, haveremos de saber, mas para já o que urge termos conhecimento é como trata ele do rosto e do corpo, que são um exemplo vivo de como um homem se deve cuidar.

A rotina de beleza do Gonçalo começa no banho. A mim não me surpreende que seja aí que começa a beleza deste senhor, pois faz sentido que gente refrescante vá buscar energia a este ritual… refrescante! É aí que começa a limpeza do rosto, com a espuma Fleur de Vigne da Caudalie, sem sabão, e com a Luna 3 da Foreo, especial para pele sensível, que é o seu caso, além de seca.

Para o corpo, usa o gel de banho da Jowaé com água de bambu, com 95% de ingredientes de origem natural. No fim do banho, no corpo passa o óleo Huile Prodigieuse da Nuxe, para manter a pele hidratada todo o dia. Depois, volta ao rosto: está a usar a linha completa da Lierac — Hydragenist, sendo que começa pela bruma hidratante, que lhe preenche a pele, e de seguida o sérum oxigenante, que dá um boost e também hidrata. Aplica ainda no contorno dos olhos o gel hidra-alisador e, por fim, o creme.

Se fizer a barba, antes de barbear usa o óleo condicionador pre-shave da Anthony, com a espuma de barbear Malbec Club do Boticário, e no fim aplica a loção after shave da mesma gama.

Nesta altura do Verão, utiliza ainda o protetor solar Isdin Extrem 50+ Fusion Fluide, e para os lábios usa o Nuxe Lip Balm Rêve de Miel.

#ÁguaPelaBarba: couro cabeludo também precisa de creme de beleza, sabiam?
#ÁguaPelaBarba: couro cabeludo também precisa de creme de beleza, sabiam?
Ver artigo

Perguntei-lhe se tem o hábito de se maquilhar, que é um dos pontos onde tenho mais curiosidade, pois sou um autodidacta nesta matéria e quero estar sempre um passo à frente (pelo menos de mim mesmo!) “Sou muito simples nas escolhas”, afirma ele. “Gosto de um bom corrector de olheiras e de uma base fluida e hidratante.” Neste momento está a usar o Mister da Givenchy e gosta do desempenho da base Face & Body da MAC. Aplica tudo com a blender da Real Techniques, que é muito prática: “Se estiver muito branquinho, que é o mais normal, uso autobronzeador — sou particularmente fã do Flawless Darker da Fake Bake e das toalhitas Comodynes, por serem muito práticas.”

De noite, o ritual muda: “Neste momento, à noite, estou a aplicar o crème riche Hydra Sparkling da Givenchy e o creme de olhos da mesma linha. Se me tiver maquilhado (para algum trabalho fotográfico ou televisão), uso o óleo desmaquilhante da Caudalie (de origem 100% natural) que elimina completamente todo o tipo de maquilhagem, no rosto, olhos e lábios, mesmo aquilo que for à prova de água.”

E descobertas? Todos nós vamos descobrindo alguma coisa que nunca mais queremos mudar ,por nos fazer tão bem. O Gonçalo tem este sentimento em relação aos dispositivos da Foreo. A Iris, a Ufo 2 e a Luna 3 "mudaram de facto a textura e o aspecto da minha pele.” E também se surpreendeu recentemente com um face-roller de quartzo rosa, oferecido num coffret da Lierac, que permite drenar e afinar o rosto, preparando-o para a rotina de tratamentos: “É um bom truque e é muito relaxante, pela massagem que proporciona ao rosto.”

E ainda há mais: “Uma vez por semana, faço uma máscara. Gosto da máscara de carvão activado da Sensilis, quando o objectivo é uma maior limpeza do rosto. E quando sinto que a pele precisa de uma hidratação extra, uso a máscara Black Rose da Sisley.”

Quanto a tratamentos em clínica, o que lhe trouxe grande diferença na pele foi um tratamento oxigenante hiperbárico da Intraceuticals, que combina ácido hialurónico e vitaminas de baixo peso molecular. “No dia seguinte, acordei com a pele mais fresca, descansada e repulpada.”

#ÁguaPelaBarba: só é careca quem quer
#ÁguaPelaBarba: só é careca quem quer
Ver artigo

Cuidar-se também é treinar o físico e confidenciou-me que perdeu 12,5 kg ao longo de um ano, a praticar crossfit. Façamos duas vénias a isto. Vénias ou, talvez, uns burpees? Não só pelo empenho, mas porque sei o quão exigente é esta actividade, que a pratico há 10 meses e cada vez que faço um treino benzo-me para que o acabe antes de morrer ali. Será este o seu maior segredo? É que um banho depois de um treino destes deixa-nos definitivamente mais refrescantes. E se for com umas gotas de Neroli Portofino do Tom Ford, ainda mais. Ou todos os outros que ele usa, de acordo com o estado de espírito ou como amuleto: o Gentleman da Givenchy, o L'Homme Prada, o Dior Homme, o Bleu da Chanel, o Y de YSL e o Un Jardin sur le Nil da Hermès.

Duvidam da “refrescância” do senhor? Estou certo que não. Eu nunca duvidei e agora tenho ainda mais certezas.

Bruno Reis, colaborador da Miranda, é o fundador e diretor criativo da Teeorema, marca de T-shirts de luxo.

Newsletter

O seu ritual de Beleza tem mais um passo: assine a newsletter Miranda e receba as novidades da cosmética e artigos dos nossos #RealFluencers no seu email.

Na sua rede favorita

Siga a Miranda no Instagram. Partilhe as suas fotos de Beleza com #SomosTodosMiranda