Uma mulher magra pode ter mais celulite do que uma mulher gorda. E, sim, é completamente errado procurar na perda de peso a cura única para este problema.

A celulite é a prova de que tem um valioso património feminino e que produz estrogénio, a hormona feminina que faz de si uma mulher com curvas onde os homens se despistam. É o estrogénio que origina e define as características femininas como, por exemplo, o tamanho dos seios, a largura das ancas, a textura e o brilho da pele. Até aqui tudo perfeito. O estrogénio gera mulheres lindas e é absolutamente necessário.

Portanto, a celulite não é mais do que uma alteração na estrutura fisiológica da pele, causada pelo modo como as células adiposas femininas se organizam. E como temos uma estrutura desorganizada dos adipócitos femininos, a mulher tem tendência a ganhar peso, pois começa-se a inchar e a armazenar gordura. A mulher começa lentamente a engordar, a inchar, fica com os vasos sanguíneos comprimidos, surge a retenção de líquidos e, de repente, a celulite torna-se visível.

A celulite está diretamente relacionada com o seu estilo de vida e com a sua alimentação. Por isso, assim que retira o "lixo" da alimentação, o metabolismo começa a mudar. E quando digo a mudar, é a mudar completamente, do dia para a noite.

#BodyShaper: a massagem não é um milagre, é uma ajuda
#BodyShaper: a massagem não é um milagre, é uma ajuda
Ver artigo

Se estiver a ingerir constantemente "lixo" (álcool, bolos, refrigerantes, doces...), o fígado estará sempre sobrecarregado a eliminar esse lixo tóxico e não terá tempo para limpar o seu próprio lixo metabólico, iniciando-se, assim, o processo de inflamação das células adiposas que, aos poucos, incham, adoecem e se transformam em celulite visível e em gordura.

Ainda que a alimentação seja a base de toda a transformação do seu corpo, boa e má, existem outros fatores que podem influenciar o aparecimento da celulite: a hereditariedade, as alterações hormonais, uma má circulação, o sedentarismo, o excesso de peso e o efeito iô-iô.

Por isso deixo-vos as cinco dicas que aconselho sempre às minhas clientes e seguidoras nas redes sociais:

  1. Siga bons hábitos alimentares: beba muita água para drenar ou, se preferir, chás; e tudo sem açúcar. Prefira comer fruta em vez de beber sumos de fruta, até mesmo os naturais; ananás é excelente. Coma verduras como rúcula, alface e pepino; as sementes de girassol são ricas em vitamina B6 e são excelentes para combater os nódulos da celulite.
  2. Siga bons hábitos de vida: não use roupas apertadas; diga adeus ao sedentarismo; mexa-se, nem que seja só caminhadas rápidas.
  3. Faça regularmente massagens de drenagem linfática, sendo que uma vez por semana é o ideal. Aqui aconselho dois dos meus tratamentos patenteados:
    - o Leg Fit Express, que foi criado com o objetivo de fazer a reabilitação do sistema linfático e sanguíneo, eliminando a retenção de líquidos das pernas e das coxas, que por sua vez ajuda a melhorar o funcionamento das células;
    - e o Levanta Bumbum, que foi criado com o objetivo de diminuir os espaços intercelulares, reduzindo assim drasticamente a celulite, pois há um aumento da oxigenação das células e uma nutrição celular, onde se libertam as toxinas acumuladas nos tecidos.
    Nos meus tratamentos, o corpo da cliente adquire uma nova memória corporal, que se vai moldando ao longo de quatro a cinco semanas de tratamento.
  4. Controle as suas hormonas. As hormonas estão intimamente ligadas com a produção de gordura natural do corpo. Consulte um especialista ou procure inserir na sua alimentação brócolos, feijão, lentilhas, peixe, carne biológica, romãs, sementes de chia, sementes de linhaça, óleo de coco, ovos, frutos secos, abacate, canela, curcuma, alho...
  5. Recorra a tratamentos caseiros para combater a celulite, como, por exemplo, as automassagens que lhe sugiro no meu último livro: ‘Os Pecados do Corpo’, da Edição Chá das Cinco, ou então as minhas dicas caseiras que encontra na minha página de Instagram.

Em resumo: não fique parada e mexa-se, não só pela sua celulite, como também pela sua saúde. E lembre-se: o seu património mais valioso é o seu corpo!

Izabel de Paula é a primeira Body Shaper Expert em Portugal. De Norte a Sul do país, o seu método é procurado por mulheres que querem melhorar os contornos do seu corpo e também a sua auto-estima.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.