Quando pensamos em período menstrual a nossa cabeça ainda o associa a mulheres cisgénero - mas à medida que a sociedade interioriza e integra o género como um conceito não-binário, é bom que as nossas referências se vão também alterando. A indústria dos produtos para a menstruação deu um passo inclusivo gigante ao introduzir no mercado copos menstruais sem género, incluindo assim no seu público todas as pessoas não-binárias e também as transexuais.

Mais do que uma mudança de produto, a UltuCup, responsável pelo novo copo menstrual gender-neutral, lançou uma necessária alteração no vocabulário, que se repercute pela imagem mais 'clean' (aka menos cor de rosa) do produto.

Há um novo copo menstrual sem género
Há um novo copo menstrual sem género

O período não escolhe géneros (nem não géneros), mas as marcas que o trabalham sim. E, convenhamos, as suas estratégias de marketing estão, na sua grande maioria, datadas. Para a americana UltuCup, a única identificação dos seus consumidores é #bleeding. "Na UltuCup orgulhamo-nos de oferecer cuidados menstruais honestos, simples e empoderadores para todas as pessoas com o período", defende a marca. Clap clap clap.

P.S. - Ainda tem dúvidas sobre o copo menstrual? Respondemos a tudo aqui.