É claro que a praia faz parte desta merecida pausa onde se recarregam baterias e se prepara mais um ano em força. Quando em consulta me perguntam que alimentos devemos preferir em férias e na praia, recomendo sempre que sejam aqueles que nos façam sentir bem, que nos façam desfrutar do momento e que nos façam aproximar do objectivo a que nos propomos.

Não sugiro fundamentalismos nem dietas detox para chegar ao verão na máxima forma. Recomendo que possamos aproveitar os momentos para provar alimentos de que gostamos, que possamos alargar horizontes e experimentar novos sabores, e que pontualmente possamos também saber apreciar aqueles que também nos fazem bem à alma.

Assim, deixo algumas sugestões para que neste verão possamos não perder peso, não ganhar peso ;) mas fundamentalmente possamos desfrutar do bom que a vida nos proporciona e “provar” pontualmente algumas iguarias. Mas sabemos que no dia-a-dia a fruta, as saladas, as infusões, um bom peixe, alternativas vegetarianas e outras tantas opções devem ser a nossa prioridade.

Por onde começar?

A fruta para merendas é sem dúvida um óptimo primeiro passo. Escolha as frutas práticas, como os frutos vermelhos, ameixas e ananás, mas também aquelas que são da época, como os figos, uvas, melão e tantas outras que, embora super “healthy”, devemos intercalar com frutas “menos doces”, que ajudarão a equilibrar paladares.

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Nas saladas, aproveite para criar novos temperos, usando molhos de iogurte ou juntando pedaços de abacate e lima, ou até usando os tradicionais (mas óptimos) orégãos, mangericão, azeite, limão… a imaginação ajudará a implementar o máximo de cores, aromas e paladares, e agora que temos mais tempo é a altura certa para fazer experiências.

Nas infusões, junte limão, canela, hortelã ou raspas de gengibre. Tudo vale para dar novos paladares e aromas aos líquidos para hidratar o seu corpo. Lembre-se que mais de metade do seu corpo é constituído por água. Reforce os líquidos e que nunca falte a água para levar para a praia e refrescar.

Para refeições ligeiras há diversas opções. Das tradicionais saladas com pedaços de frango ou ovo cozido, ou até pedaços de atum, tudo serve para enriquecer as nossas refeições. Para opções de sandes, escolha o pão mais escuro, prepare previamente antes de sair de casa, juntando rodelas de tomate, salada e rúcula, onde juntará novamente, em dias alternados, pedaços de frango, cogumelos, ovos mexidos, atum e tantas outras opções. Consiga assim paladares e nutrientes que farão toda a diferença.

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E quanto às tentações? Posso comer?

As férias são sem dúvida um período para nos portarmos bem em termos alimentares. Mas pontualmente surgem homens na praia, com uns cestos nos braços, onde carregam as famosas bolas de berlim… Nestes casos, o truque é dar logo um mergulho no mar para resfriar ânimos e aguardar que eles passem em segurança ;)) Mas se porventura algum tropeçar em si, lembrar que a partilha com quem mais gostamos deve ser sempre uma óptima opção. Reforce também as caminhadas, sempre que o calor for em demasia, e os gelados - uma tentação irresistível.

Mas, acima de tudo, desfrute dos momentos, das boas companhias, das boas energias, e procure que este seja um verão onde se reencontra física e espiritualmente, e consiga dar início a uma nova etapa da sua vida. Mais alegre, jovial e saudável. Torne possível a conquista de hábitos equilibrados, onde a sua saúde estará sempre em primeiro lugar. Não viva obcecada, mas também não viva de fundamentalismos. A vida é gira quando sabemos aproveitar o melhor que ela nos dá. Votos de umas óptimas férias e um super verão para si!

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, o que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

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