Será este um dos desafios que vos proponho este ano: escolher alimentos que nos façam realmente bem! Sabemos que não há alimentos perfeitos; existem, sim, hábitos alimentares saudáveis, que procuram buscar os melhores nutrientes que cada alimento tem para oferecer e os conjugam de forma a optimizar a nossa saúde. Mas este equilíbrio tem também de nos dar prazer! De nada serve uma alimentação super-ajustada se não tivermos prazer nela e não nos permitir desfrutar da variedade de sabores, texturas, aromas e todas as outras sensações capazes de serem sentidas quando escolhemos os alimentos e as combinações certas.

Para redescobrir o prazer nos alimentos saudáveis, para quem ainda não o tem, esta busca inicia-se em novas escolhas alimentares que devem ser ajustadas com a ajuda do seu nutricionista. Encontar alimentos que possam redefinir as nossas refeições e, mais do que dietas da moda, criar hábitos saudáveis e que se possam tornar duradouros.

#PesoeMedida: comer saudável – quais as combinações certas?
#PesoeMedida: comer saudável – quais as combinações certas?
Ver artigo

Há diversos alimentos que servem de base a uma alimentação saudável. Frutas, hortícolas, algumas carnes e peixe, ovos, leguminosas, água, gorduras essenciais, frutos secos e outros tantos alimentos que se devem complementar para que nenhum nutriente falte à nossa saúde. Dentro de cada grupo, um conjunto de tantos alimentos que podemos escolher. Mas, afinal, por onde começar? Qual o alimento certo para mim? É aqui que se inicia a sua tarefa de tornar este ano o melhor para sua saúde: a escolha de alimentos!

Comece pela água e descubra novas formas de hidratar o seu corpo. Como sugestão, deixo a dica de, logo ao acordar, começar o dia a ingerir um bom copo de água. Poderá ser sob a forma de chá, infusão, cevada ou água simples. Mas este pequeno novo hábito vai ajudá-lo a que consiga ingerir mais líquidos e tornar este ritual num primeiro passo para um ano de máxima saúde.

Mas não só de líquidos necessita o nosso corpo. Experimente também variar as frutas. E porque não colocar sempre uma peça de fruta no seu pequeno-almoço? Escolha uma e comece a apreciá-la de formas que até aqui não tinha provado. O kiwi, por exemplo, uma excelente fonte de vitamina C e elevado teor de fibra, poderá encaixar nos seus gostos. Corte a meio e com uma colher de sobremesa delicie-se, colher a colher.

Para quem não tem tempo, os frutos vermelhos são super-práticos. Para os que acordam com mais apetite, uma fatia de ananás poderá ajudar a minimizar a ingestão de outros alimentos mais calóricos. Ou seja, procure com que a fruta faça sempre parte do seu dia e para tal comece logo por incluí-la de manhã.

#PesoeMedida: rotinas alimentares – como melhorar?
#PesoeMedida: rotinas alimentares – como melhorar?
Ver artigo

Vamos agora falar de outro grupo fundamental numa alimentação saudável e equilibrada: as gorduras essenciais. Escolha as do azeite como primazia, devido aos elevados teores de ácidos gordos, omega 3, omega 6 e omega 9 que esta gordura vegetal contém. Tempere sempre as suas saladas com o excelente azeite. Sim, as gorduras não são todas prejudiciais e, no caso do azeite, deve estar sempre presente, embora saibamos que, como em tudo o resto, a moderação é a regra de ouro.

Experimente este ano a importância das proteínas de origem vegetal e, por que não, uma das refeições da semana passar a ser vegetariana? Rebentos de soja, tofu, quinoa, humus e tantas outras opções, podem e devem enriquecer a sua gastronomia. Lembre-se que uma das regras-base da alimentação é a sua diversidade e variedade.

Reforce também as especiarias, como a curcuma, o gengibre e tantas outras capazes não só de ajudar a reduzir o consumo de sal, como a valorizar e redescobrir novos paladares, mas também proteger a sua saúde.

De facto, os alimentos a incluir são imensuráveis e, portanto, torna-se fundamental começar passo a passo, de forma estruturada, e começar por criar hábitos saudáveis. De nada serve escolhermos o melhor dos alimentos se depois não ajudarmos com estas rotinas de saúde que vai tão além da escolha dos alimentos.

Caminhadas, horas de sono bem dormidas, convívio com amigos e familiares, auto-ajuda pessoal, rotinas e estilos de vida, fazem todos parte da equação para que este novo ano de 2022 seja o melhor da sua vida. Comece por criar objectivos, rodeie-se das pessoas certas e escolha os alimentos e hábitos que lhe fazem verdadeiramente bem! Votos de um fantástico Ano Novo!

Pedro Queiroz é o fundador das Clínicas de Nutrição do Porto e Lisboa e consultor de Nutrição. Mais do que ajudar pessoas a emagrecer, do que realmente gosta é de mudar as suas vidas.

Inclua este passo no seu ritual de Beleza!

Subscreva a newsletter da Miranda by SAPO.

Seja a primeira a receber as melhores dicas de Beleza

Ative as notificações da Miranda.

Enquanto o verniz das unhas seca…

Siga a Miranda by SAPO no instagram. Use a #SomosTodosMiranda nas suas publicações.